Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ásia

Japão monta defesa contra mísseis da Coreia do Norte

Dias depois da Coreia do Norte anunciar que vai lançar um foguete para colocar um satélite em órbita, o ministro da Defesa do Japão, Naoki Tanaka, alertou que seu país está montando um sistema de defesa antimísseis para coibir um possível ataque coreano. Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, Tanaka, que já havia acionado a inteligência japonesa desde a divulgação do lançamento coreano, acrescentou que o sistema será montado no entorno do arquipélago de Okinawa, no sul japonês.

"Dei a ordem para que o sistema PAC-3 e navios Aegis fossem preparados", afirmou o ministro.

A Coreia do Norte alega que tem objetivos pacíficos e científicos. De acordo com o país, o satélite "Kwangmyongsong-2" será lançado apenas para comemorar o centenário de Kim II-sung, fundador do estado comunista e avô do atual líder Kim Jong-un. No início da semana, a Coreia do Sul também demonstrou temores sobre um possível ataque norte-coreano. Após uma reunião ministerial, Seul afirmou que "Pyongyang não engana ninguém" e admitiu que considera a iniciativa norte-coreana uma "provocação".

Em fevereiro deste ano, a Coreia do Norte se comprometeu a suspender suas pesquisas com enriquecimento de urânio e testes com mísseis de longo alcance, como parte de um acordo que prevê, entre outras coisas, receber alimentos de um fundo de ajuda dos EUA. Além disso, liberou a entrada de inspetores da ONU. A decisão foi aplaudida por grande parte da comunidade internacional, mas vista com cautela pelos americanos, após recusas passadas do regime comunista em cumprir acordos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.