Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Com anuência de Trump

Joesley Batista visita Venezuela para pressionar por renúncia de Maduro, diz agência

J&F, dos irmãos Wesley e Joesley Batista, teria discutido um novo acordo de leniência até janeiro de 2025.
Joesley Batista, um dos sócios da J"F, se reuniu com Maduro na Venezuela para tentar amenizar clima com EUA (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Joesley Batista, coproprietário do vasto império da JBS, viajou até a Venezuela para se reunir com o ditador Nicolás Maduro, segundo informações da agência Bloomberg divulgadas na quarta-feira (3).

Fontes anônimas disseram que o empresário brasileiro visitou o chavista na semana passada com o consentimento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a finalidade de convencer Maduro a aceitar a renúncia e amenizar as tensões políticas e militares com Washington.

A conversa entre Joesley e Maduro teria acontecido no dia 23 de novembro, dias depois de Trump ter falado por telefone com o ditador venezuelano. As fontes consultadas destacaram que o brasileiro foi por conta própria ao país vizinho e não foi convidado a ir em nome dos Estados Unidos.

A Bloomberg lembrou que a família Batista possui laços com Caracas há pelo menos uma década e negociou um acordo há uns anos de US$ 2,1 bilhões para o fornecimento de carne bovina e frango à Venezuela, que já enfrentava uma crise com a escassez de alimentos e a hiperinflação.

Essa negociação contou com a mediação do atual ministro do Interior de Maduro, Diosdado Cabello, um aliado linha-dura da ditadura chavista.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.