O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, vai anunciar na terça-feira como pretende proceder nas eleições afegãs, disse a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, acrescentando que ela estava otimista com a direção dos eventos.
Hillary disse que não queria se apropriar do anúncio de Karzai. A votação no Afeganistão de 20 de agosto foi marcada por acusações de fraude.
"Ele (Karzai) vai anunciar suas intenções. Eu estou deixando que ele faça isso, mas estou otimista com a direção que a situação está tomando", disse Hillary a jornalistas.
"Tenho muitas esperanças de que nós iremos ver uma resolução em linha com a ordem constitucional nos próximos dias".
Observadores internacionais pediram um segundo turno no Afeganistão, depois que uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) invalidou nesta segunda-feira milhares de votos para Karzai.
A controvertida eleição provocou tensão entre Karzai e os governos ocidentais, cujas tropas estão combatendo um Taliban ressurgente no Afeganistão.
O adiamento do resultado eleitoral também complicou as deliberações do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre enviar mais milhares de soldados ao país asiático para mudar a maré na guerra que já dura oito anos.
Hillary disse acreditar que era possível fazer um segundo turno antes do inverno (no fim do ano). Se a eleição não for concluída até lá, a incerteza política no Afeganistão vai aumentar.