Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidente eleito

Kast diz que seu governo no Chile apoiará eventual ofensiva dos EUA na Venezuela

kast venezuela
O presidente eleito do Chile, José Antonio Kast. (Foto: Ailen Días/EFE)

Ouça este conteúdo

O presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, disse nesta terça-feira (16), durante sua visita ao presidente Javier Milei, da Argentina, que seu governo apoiará uma eventual ofensiva dos Estados Unidos na Venezuela.

De acordo com Kast, embora o Chile não tenha capacidade para liderar uma ação desse tipo, qualquer país que atue para derrubar a ditadura de Nicolás Maduro contará com o apoio chileno.

“Não nos cabe resolver isso, mas quem o fizer contará com o nosso apoio”, afirmou ao ser questionado sobre uma possível intervenção norte-americana.

Segundo o presidente eleito, uma eventual ofensiva dos Estados Unidos traria impacto para toda a América Latina, para a América do Sul e também para países da Europa, ao enfrentar o que descreveu como um problema de alcance internacional. Kast voltou a classificar o regime venezuelano como uma “narcoditadura” e disse que a permanência de Maduro no poder representa uma ameaça regional.

O presidente eleito chileno acusou ainda o regime venezuelano de impedir o retorno de migrantes ao país, afirmando que o governo prefere que eles permaneçam no exterior e continuem a enviar remessas financeiras, que podem sustentar a ditadura de Caracas. Segundo Kast, esse cenário tende a mudar, e ele afirmou que as remessas enviadas por migrantes irregulares deixarão de chegar em solo venezuelano.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.