O principal líder do Hamas, Khaled Meshaal, apresentou neste sábado (10) uma série de condições para aceitar o final das hostilidades na Faixa de Gaza e afirmou que não aceitará nenhum armistício enquanto continuar a ocupação israelense.
Meshaal, em discurso televisionado, afirmou que qualquer iniciativa em favor da paz em Gaza deve incluir o final da agressão israelense, a "imediata retirada" de Gaza, a interrupção do bloqueio desta localidade e a abertura das passagens fronteiriças.
Em seu discurso, de meia hora, o líder do Hamas disse que "qualquer iniciativa" para conseguir uma interrupção das hostilidades em Gaza tem que estar baseada nestes pontos.
"Estas são nossas demandas e rejeitaremos qualquer iniciativa que não aceite estes pontos", declarou Meshaal, no discurso gravado em Damasco, onde vive exilado, e transmitido pela emissora "Al Jazira".
Em sua mensagem gravada, Meshaal, que parecia improvisar e de vez em quando olhava suas anotações, esclareceu que o Hamas "não aceitará nenhuma iniciativa para uma trégua enquanto estiver sob o fogo" de Israel.