Após uma forte reação e uma chuva de memes nas redes sociais, o presidente da França, Emmanuel Macron, desistiu de fazer um discurso dentro da Catedral de Notre-Dame, em Paris, que será reaberta em 7 de dezembro após cinco anos de restauração devido ao incêndio de abril de 2019.
Segundo informações da Radio França Internacional (RFI), a princípio Macron faria um discurso dentro da catedral. No entanto, voltou atrás e agora falará no pátio da Notre-Dame.
Segundo uma declaração do Palácio do Eliseu, Macron tomou essa decisão em respeito às rígidas leis seculares da França, que separam Igreja e Estado, mas a mudança só ocorreu depois do presidente ser muito criticado e ridicularizado nas redes sociais.
Um vídeo gerado por Inteligência Artificial mostrou Macron dentro da Notre-Dame vestido como padre e um vitral na igreja com sua esposa, Brigitte Macron, como a Virgem Maria, segurando um Menino Jesus com o rosto do presidente francês.
“Macron falará (na catedral) durante a reabertura de Notre-Dame de Paris em 7 de dezembro. O fato de ele assistir à missa é uma coisa boa como Presidente da República de uma Terra Cristã. Mas para fazer uma baboseira republicana, não, obrigado!”, escreveu no X Manon Bardy, candidata derrotada ao Parlamento francês pelo partido de direita Reconquista, ao compartilhar o vídeo.
Em outro meme, uma ilustração mostrou Macron discursando na catedral ao lado de bandeiras da União Europeia. “Inadmissível que o senhor Macron faça um discurso na Notre-Dame de Paris!”, escreveu um usuário, numa postagem no X acompanhada da imagem.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Deixe sua opinião