Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Combate ao narcotráfico

Marinha mexicana apreende 4 toneladas de cocaína em barco

Calderón ordenou que milhares de militares combatam as poderosas quadrilhas que disputam as rotas para os EUA | Felipe Courzo / Reuters
Calderón ordenou que milhares de militares combatam as poderosas quadrilhas que disputam as rotas para os EUA (Foto: Felipe Courzo / Reuters)

A marinha mexicana disse nesta segunda-feira (29) que encontrou pelo menos quatro toneladas de cocaína em porões de fundo falso em um barco pesqueiro que navegava em águas do Estado de Oaxaca, no oceano Pacífico.

Com a apreensão da droga, que ocorreu na sexta-feira a 250 quilômetros a sudoeste do balneário de Huatulco, foram presos seis tripulantes da embarcação, disse em coletiva de imprensa o vice-almirante José Maria Ortegón, comandante da Décima Região Naval Militar.

"No momento acontece a pesagem da cocaína apreendida, que apresentou um peso bruto de 4.000 quilogramas", disse Ortegón, que acrescentou que a droga se encontrava em 177 pacotes.

Em julho, a marinha confiscou também em águas de Oaxaca, quase seis toneladas de cocaína em uma embarcação submergível, em uma das maiores apreensões de droga realizadas no mar nos últimos tempos.

O governo do presidente mexicano Felipe Calderón designou milhares de militares e policiais para combater as poderosas quadrilhas do narcotráfico, que estão em uma sangrenta disputa pelas rotas para os Estados Unidos, e já deixaram pelo menos 3.000 mortos até agora no ano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.