Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rumo a Londres

Médico amigo de Paulo Coelho consegue fugir do Irã após socorrer Neda

Paulo Coelho e Arash | Reprodução
Paulo Coelho e Arash (Foto: Reprodução)
Reprodução do vídeo em que mostra médico socorrendo uma jovem, de nome Neda, atingida por tiros |

1 de 1

Reprodução do vídeo em que mostra médico socorrendo uma jovem, de nome Neda, atingida por tiros

O escritor brasileiro Paulo Coelho afirmou nesta quarta-feira (24) que seu colega conseguiu deixar o Irã e chegou em segurança a Londres. Coelho foi a público informar que um dos homens vistos ao lado da iraniana Neda era seu melhor amigo iraniano. O escritor e o médico começaram a trocar mensagens no domingo, quando a imagem da morte da mulher ficou conhecida em todo o mundo.

Sem revelar o nome do amigo, o escritor falou ao site do O Globo nesta terça-feira, pedindo que a imprensa esperasse algumas horas, pois Arash - nome divulgado - tentaria na manhã desta quarta-feira fugir do país.

"Ele está tentando sair do Irã neste momento", disse.

Arash, que editou o livro do escritor lançado no Irã em 2005 "O Zahir", pede ao amigo que não divulgue seu nome até às 14h (10h em Brasília), pois isso poderia prejudicar sua fuga. O escritor então prometeu que na tarde desta quarta (em Londres), informaria o nome do colega juntamente com a informação de sua chegada ao Reino Unido ou possível sumiço.

"Se nao tiver noticias até 14h, eu vou dar a entrevista".

Arash tinha 35 anos quando editou o livro de Paulo Coelho. Ele abandonou a medicina para se dedicar aos livros e foi contratado pelo escritor para enfrentar a pirataria local, segundo a biografia de Coelho, redigida por Fernando Morais, "O Mago".

Abaixo, a troca de e-mails entre o brasileiro e o iraniano nos últimos dias:

Domingo 21 - 23h11

Querido Arash,

Eu preciso saber onde você está, se as coisas que estou vendo/lendo são verdadeiras. Então, eu posso tomar uma posição - dependendo do seu informe, é claro.

Amor

Paulo

Segunda 22 - 2h05

Querido Paulo,

Eu estou agora em Teerã. O vídeo do assassinato de Neda foi gravado por meu amigo, e você pode me reconhecer no vídeo. Eu era o médico que tentou salvá-la e falhou. Ela morreu em meus braços. Estou escrevendo com lágrimas nos meus olhos. Por favor, não mencione meu nome. Eu vou te contactar com mais detalhes em breve

Amor

Arash

Segunda 22 - 17h46

Querido Arash

Até agora, nenhuma notícia de você. Depois que publiquei o vídeo no meu blog, parece que ele se espalhou pelo mundo, incluindo posts no New York Times, Guardian, National Review, etc.

Portanto, minha preocupação agora é com você. Você PRECISA responder este mail, dizendo que está tudo bem e o nome da pessoa com quem passamos juntos a véspera do Ano Novo em 2001, apenas para ter certeza que é realmente você que está respondendo ao e-mail. Eu não comprei essa pessoa da CNN respondendo o seu celular.

Se você não fizer isso, posso vazar o seu nome para a imprensa, para te proteger - visibilidade é a única proteção neste ponto. Eu sei disso porque eu sou ex-prisioneiro da consciência. Se eu fizer isso, a não ser que você me instrua ao contrário, vou parar de te pressionar por agora. Minha maior preocupação é com você e sua família.

Love

Paulo

P.S. - há vários amigos confiáveis em cópia oculta aqui

Terça 23 - 1h35

Querido Paulo

Está tudo bem por agora. Não estou ficando em casa. Não sei nada sobre a CNN. O nome do amigo era Frederick

Amor

Arash

Terça, Junho 23, 2009 1h37

Querido Paulo,

Tentando sair do país amanhã de manhã. Se eu não chegar em Londres ás duas da tarde, alguma coisa aconteceu comigo. Até lá, espere.

Minha esposa e filho estão em (editado). O telefone deles (editado) O email dela (editado)

Por favor, espere até amanhã. Se alguma coisa acontecer comigo, por favor, tome conta de (nome da esposa) e (nome do filho), ele estão lá, sozinhos, e não tem mais ninguém no mundo.

Muito amor, foi uma honra ter você como amigo

Arash

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.