Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tensão no Leste Europeu

Merkel e Obama consideram Rússia "fundamental" para cessar-fogo na Ucrânia

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concordaram nesta quinta-feira (3) que é "fundamental" o papel que a Rússia pode desempenhar para conseguir um novo cessar-fogo na Ucrânia, durável e aceito pelas partes em conflito.

Os líderes conversaram nesta quinta por telefone, segundo a chancelaria de Berlim, e destacaram o papel que o governo de Moscou pode desempenhar para que os separatistas pró-russos do leste ucraniano acatem um cessar-fogo.

Além disso, a Rússia deve velar para que os insurgentes não tenham acesso a novas provisões de armas ou de soldados através de seu território, acrescentou chancelaria em comunicado.

A conversa de Obama e Merkel seguiu à mantida anteriormente em três partes entre a chanceler, o presidente francês, François Hollande, e o russo, Vladimir Putin, em que se pressionou este último para que possibilite a aplicação do acordo alcançado na véspera em Berlim para resolver a crise ucraniana.

Segundo um comunicado divulgado pela Chancelaria, Hollande e Merkel também pediram que Putin faça valer sua influência perante os separatistas pró-russos para que estes se disponham a negociar e a alcançar um acordo com as autoridades ucranianas.

O presidente francês e a chanceler alemã lembraram também a necessidade que se liberte os reféns de ambos lados que sigam retidos, e apoiaram o dispositivo proposto em Berlim para controlar a fronteira russo-ucraniana.

Moscou e Kiev se comprometeram ontem a trabalhar juntos para conseguir um novo cessar-fogo, respeitado por ambas partes e sob a supervisão da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), em meio a uma iniciativa diplomática lançada da Alemanha para conter a explosiva situação no leste da Ucrânia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.