O presidente da Argentina, Javier Milei, fará sua terceira viagem para os EUA, na noite desta terça-feira (9), para participar de uma cerimônia judaica, ocasião na qual receberá a distinção de “Embaixador da Luz” pela organização Chabad Lubavitch, em Miami. O evento está marcado para esta quarta-feira (10).
Durante o jantar, na sede da congregação ortodoxa, situada em Bal Harbour, Milei será reconhecido por “sua dedicação inabalável em espalhar a liberdade, a esperança e a positividade", como consequência de "seus esforços incansáveis por Israel".
Mas, além do evento religioso, outro compromisso integra a agenda do libertário no país: um encontro com o bilionário Elon Musk, dono da Tesla e da rede social X (antigo Twitter), segundo informações do jornal argentino Clarín, que depois foram oficialmente confirmadas pelo porta-voz presidencial, Manuel Adorni.
Inicialmente, o retorno do presidente à Argentina estava previsto para sexta-feira (12), mas antes ele deve ir ao Texas para se reunir com Musk, no sábado (13), na fábrica da Tesla, depois de receber um convite do próprio magnata da tecnologia.
Na semana passada, o presidente libertário já havia sugerido que um encontro com o bilionário estava prestes a acontecer, em entrevista à Bloomberg. Na ocasião, Milei afirmou que em breve teria um encontro com Elon Musk. “Ele será um jogador ativo e terá um papel na nova Argentina que sai da decadência”, disse.
Antes de Milei ser oficialmente empossado como chefe da Casa Rosada, Musk fez contato por telefone, afirmando que faria uma viagem à Argentina e estava “muito interessado em investir” no país.
Em fevereiro, a Starlink, outra empresa de Musk, foi autorizada a fornecer internet via satélite para a Argentina. A empresa doou 33 equipamentos que serão utilizados no atendimento às escolas rurais do país sul-americano.
A agenda de Milei nos EUA também inclui uma apresentação na Universidade Internacional da Flórida e encontros com empresários locais.
Deixe sua opinião