Ouça este conteúdo
Elon Musk e outros bilionários do Vale do Silício, como o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, CEO da Alphabet, Sundar Pichai e o fundador da Amazon, Jeff Bezos, são alguns dos nomes de destaque que marcaram presença na posse de Donald Trump como 47º presidente dos EUA, indicando uma forte aproximação do republicano com o setor da tecnologia neste novo mandato.
O filho mais novo de Trump, Barron, e o enviado escolhido pelo mandatário para tratar assuntos do Oriente Médio, Steve Witkoff, também ocupam lugares de destaque na cerimônia de posse na rotunda do Capitólio, nesta segunda-feira (20).
De acordo com o Wall Street Journal, o cofundador do Google, Sergey Brin, que anos atrás participou de um protesto contra políticas adotadas por Trump em seu primeiro governo, também estava presente, além de Shou Zi Chew, CEO do Tiktok, plataforma que enfrenta um momento delicado no país após obstáculos colocados pelo governo Biden no último ano.
Steven Witkoff, enviado de Trump para o Oriente Médio, a quem o presidente elogiou por desbloquear com sucesso o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza na semana passada antes de assumir o cargo, também foi homenageado com um lugar central ao lado da nova primeira-dama Melania Trump, que vestia preto e um chapéu de aba larga.
No discurso de posse, nesta segunda-feira, Trump declarou que a "era de ouro" americana começa "agora", ressaltando que o "declínio" do país terminou com sua chegada à Casa Branca.