O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, recebeu nesta quarta-feira uma injeção de ânimo em seu refúgio na Embaixada do Brasil ao escutar por telefone o choro de seu neto recém-nascido.
Zoe, uma de seus quatro filhos, deu a luz a um menino nesta quarta-feira em um hospital em Tegucigalpa.
"Já nasceu! Já nasceu!", disse a esposa de Zelaya, Xiomara Castro, correndo pela embaixada com o telefone celular ao ouvido, segundo afirmou um fotógrafo da Reuters que está dentro do edifício.
O nascimento de Juan Manuel Melara Zelaya, seu terceiro neto, levantou o ânimo de Zelaya, entrincheirado na Embaixada brasileira com meia centena de seguidores desde que voltou secretamente ao país em 21 de setembro para reclamar o poder.
"Deu-nos muita alegria, porque o vemos como um raio de luz nesta escuridão", disse à Reuters o assessor Rasel Tomé da embaixada, rodeada por centenas de policiais e militares com ordens de prender Zelaya sob acusação de violar a constituição com o intento de abrir caminho para uma reeleição presidencial.
"Ainda não recebemos as fotos pela internet, mas o presidente pôde escutar o primeiro choro do neto pelo telefone", acrescentou.