• Carregando...
Portugueses vão às urnas em meio a escândalo de corrupção dos socialistas e guinada da direita
Luis Montenegro, líder da Aliança Democrática, que venceu as eleições parlamentares| Foto: EFE/EPA/TIAGO PETINGA

O recém nomeado primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, líder da coalizão de centro-direita Aliança Democrática (AD), que venceu as últimas eleições legislativas, anunciou nesta quarta-feira (21) que a composição de seu futuro governo será anunciada no próximo dia 28 e que a posse está prevista para 2 de abril.

Montenegro fez o anúncio em um breve pronunciamento após ser nomeado primeiro-ministro pelo presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Esperava-se que o presidente nomearia o próximo chefe de governo nesta sexta-feira (22), quando os resultados finais das eleições de 10 de março serão oficializados, mas Rebelo de Sousa antecipou o processo sem dar explicações.

Montenegro falou a respeito, esclarecendo que o presidente antecipou o anúncio devido a uma viagem que o novo premiê fará nesta quinta-feira (21) para Bruxelas, na Bélgica. "Terei uma reunião com a presidente da Comissão Europeia (Ursula von der Leyen) e com meus colegas líderes dos partidos políticos que compõem o Partido Popular Europeu. Portanto, não era viável para mim estar aqui pela manhã e, ao mesmo tempo, participar dessas reuniões".

O site da Presidência portuguesa informou sobre a nomeação de Montenegro quando ainda não haviam sido anunciados os resultados da contagem dos votos dos portugueses no exterior, que valem quatro assentos no Parlamento, cujo total é de 230 deputados.

Com a contagem concluída, o partido de direita nacionalista Chega conquistou duas dessas cadeiras, a AD uma, e o Partido Socialista (PS), a outra. Com isso, a AD venceu as eleições com 80 deputados, seguido pelo PS, com 78, e o Chega, com 50. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]