O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu nesta quarta-feira "apoio firme" para ajudar o Haiti a se recuperar de um devastador terremoto.
Obama disse que orientou seu governo a oferecer ajuda rápida e coordenada para salvar vidas, dizendo que voos de reconhecimento já estavam sendo feitos para avaliar a destruição e materiais de emergência estavam sendo enviados. Também disse que equipes de busca e resgate chegariam ao país entre quarta e quinta-feira.
"Nesta manhã quero oferecer ao povo do Haiti minhas profundas condolências e o apoio firme dos americanos após o terrível terremoto de ontem", disse Obama a repórteres, referindo-se ao tremor de magnitude 7,0 que abalou o país na terça-feira, matando possivelmente milhares de pessoas.
"Estamos só agora começando a entender a extensão da destruição, mas as reportagens e imagens que vimos de hospitais desmoronados, casas esmagadas e homens e mulheres carregando seus vizinhos feridos pelas ruas é realmente de partir o coração", disse ele.
"Eu já orientei meu governo para responder com uma iniciativa rápida, coordenada e agressiva para salvar vidas", acrescentou.
"O povo do Haiti terá o total apoio dos Estados Unidos em seu esforço urgente de resgatar as vítimas soterradas e oferecer assistência humanitária -- alimentos, água e medicamentos -- que os haitianos necessitarão nos próximos dias", disse ele.
Obama disse que entre as prioridades mais urgentes dos EUA estava a segurança dos diplomatas e cidadãos norte-americanos no Haiti, país que sofreu o mais forte terremoto dos últimos 200 anos.
"Estamos trabalhando rapidamente para obter informações sobre funcionários da embaixada dos EUA e suas famílias em Porto Príncipe, além de cidadãos americanos que vivem e trabalham no Haiti".