Um porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU) disse nesta segunda-feira (17) que o acordo com o Irã para troca de urânio pouco enriquecido por combustível nuclear na Turquia é "encorajador", mas que o Irã ainda precisa cumprir as resoluções do Conselho de Segurança.
"Qualquer esforço para resolver diferenças em uma via diplomática como a que o Brasil e a Turquia estão tentando com o Irã é claramente algo encorajador, no sentido de que é importante que haja discussões", disse o porta-voz da ONU, Martin Nesirky.
"Mas, como eu disse, a coisa mais importante é que já existem resoluções no Conselho de Segurança da ONU que precisam ser cumpridas", acrescentou.
O acordo complica a pressão de países ocidentais por mais sanções da ONU contra o Irã. O Conselho de Segurança já aprovou três conjuntos de sanções contra o Irã porque o país se recusar a abrir seu programa nuclear para inspeção internacional.
Com o acordo, o Irã se comprometeu a depositar 1,2 mil quilos de urânio pouco enriquecido na Turquia, em troca de combustível para um reator de pesquisa.