Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Europa

Operação contra grupo ligado ao ETA prende dez na Espanha

Pelo menos nove pessoas foram detidas em Navarra, no norte da Espanha, e uma em Ávala, no País Basco, em uma operação da Guarda Civil e pelo Corpo Nacional de Polícia contra o Ekin, grupo ligado aos separatistas do ETA.

As prisões ocorrem uma semana depois de o ETA, considerado terrorista na Espanha, ter anunciado uma trégua permanente, considerada insuficiente pelo governo espanhol.

Entre os detidos, segundo as mesmas fontes, está Iker Moreno Ibáñez, filho do dirigente da antiga Batasuna e atual porta-voz da "esquerda abertzale", Txelui Moreno.

Também foram presos Josu Espalhe Iraizoz, Javier Beortegui Martínez, Jorge Maio Hermoso de Mendoza e Jorge Zabala Cía.

A operação começou no início da madrugada desta terça-feira em Pamplona e nas localidades de Villava, Etxarri Aranatz, Burlada e Barañáin, também em Navarra. Uma detenção foi realizada na província de Ávala, no País Basco.

Seis prisões foram feitas pela Guarda Civil e quatro pelo Corpo Nacional de Polícia. Os agentes realizaram buscas em imóveis, onde, segundo as fontes, foram apreendidos computadores e material para análise.

De acordo com as fontes, a operação foi ordenada pelo juiz da Audiência Nacional Fernando Grande-Marlaska, que em setembro dirigiu uma outra operação policial contra o Ekin, que deteve nove pessoas em Navarra e no País Basco.

Os detidos nesta terça-feira são acusados de pertencerem à cúpula do Ekin, assim como de integrarem organizações da "esquerda abertzale", como o Askatasuna e o Batasuna.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.