O homem de origem nigeriana que deu entrada ontem no Hospital Sant Joan da cidade espanhola de Alicante com sintomas de ebola não está infectado com o vírus, informaram fontes do Ministério da Saúde espanhol à Agência Efe.
As análises clínicas foram realizadas no Instituto de Saúde Carlos III, em Madri, encarregado de coordenar a investigação sanitária pública no país, e provaram que o paciente não está infectado pela doença. As fontes informaram ainda que não serão feitas contra-análises, já que o cidadão não teve contato, em princípio, com possíveis infectados.
Esse é um caso diferente ao da religiosa de Guiné e com passaporte espanhol Juliana Bonoha, que foi repatriada à Espanha vinda da Libéria junto ao padre Miguel Pajares, que morreu no último dia 12 por causa do vírus.
O cidadão nigeriano internado em Alicante passou a noite estável, segundo os dados apresentados nesta manhã por fontes oficiais.
As autoridades sanitárias espanholas ativaram preventivamente o protocolo de atuação perante uma suspeita de vírus do ebola e consideram que, com isso, "a população estará protegida de um possível contágio"