O Ministério das Relações Exteriores e chefes de Estado estrangeiros se pronunciaram neste domingo (19) sobre o acidente aéreo envolvendo o presidente do Irã, Ebrahim Raisi.
Segundo apuração da Gazeta do Povo, o presidente Lula (PT) só se manifestará após a conclusão das buscas.
Estados Unidos
“Estamos acompanhando de perto os relatos de um possível pouso forçado de um helicóptero no Irã transportando o presidente e o ministro das Relações Exteriores iranianos”, afirmou um porta-voz do Departamento de Estado americano.
Rússia
“A Rússia está pronta para oferecer toda a ajuda necessária na busca pelo helicóptero desaparecido e na investigação das razões do incidente”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Arábia Saudita
“O Reino da Arábia Saudita afirma que apoia a República Islâmica do Irã durante estas circunstâncias difíceis e está preparado para fornecer qualquer assistência que os serviços iranianos necessitem”, afirmou o Ministério de Relações Exteriores da Arábia Saudita.
Turquia
“Esperamos que as autoridades iranianas, incluindo o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, estejam seguros e saudáveis”, disse o Ministério de Relações Exteriores turco.
Catar
“Expressamos a profunda preocupação do Estado do Catar com relação ao incidente de difícil pouso do helicóptero do presidente iraniano. Afirmamos a prontidão do Estado do Catar em fornecer todas as formas de apoio na busca pela aeronave do presidente iraniano. Expressamos os desejos do Estado do Catar para a segurança do presidente iraniano, do ministro das Relações Exteriores e de seus companheiros”, afirmou o Ministério de Relações Exteriores do Catar.
Organização das Nações Unidas (ONU)
“O secretário-geral está acompanhando com preocupação os relatos de um incidente com a aeronave do presidente iraniano Raisi. Ele espera pela segurança do presidente e de sua comitiva”, disse o porta-voz do gabinete de António Guterres, Stéphane Dujarric.
Helicóptero com presidente do Irã sofre acidente
Um helicóptero que transportava o presidente do Irã, Ebrahim Rasi, caiu neste domingo (19). A aeronave fazia parte de uma comitiva que incluía mais dois helicópteros. O presidente estava acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdolahian e pelo governador de Azerbaijão Oriental, Malik Rahmati.
Segundo a agência de notícias oficial da República Islâmica (Irna), a aeronave caiu ao tentar aterrissar na região de Jolfa, no norte do país, perto da fronteira com o Azerbaijão. De acordo com a polícia local, são mais de 60 equipes de buscas empenhadas em localizar o presidente e sua comitiva.
Autoridades do Irã entraram em contato em várias ocasiões com dois tripulantes do helicóptero que transportava o presidente, o que animou as autoridades.
Quais ONGs cooperaram com Moraes e são alvo do Congresso nos EUA
MST elege 133 candidaturas entre militantes próprios e políticos apoiadores da causa
Lula põe o comércio exterior brasileiro a serviço de terroristas e assassinos
Censura ineficaz: banimento do X no Brasil teve impacto mínimo no uso da rede social
Deixe sua opinião