Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Palestinos e Israel negociam diretamente após mediação dos EUA

O primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, se reuniu com o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, na segunda-feira para o primeiro diálogo entre altas autoridades dos dois países desde o início das negociações indiretas de paz há dois meses.

A reunião estava sendo realizada no hotel Rei Davi em Jerusalém, antes das conversas em Washington na terça-feira entre o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o presidente norte-americano Barack Obama, que quer o início das negociações diretas de paz entre os dois países.

Os ministros não se pronunciaram antes de suas negociações, a autoridades disseram que não haveria um comunicado conjunto após a reunião.

O gabinete de Ehud Barak disse no domingo que ele iria discutir "os vários assuntos relacionados à relação entre Israel e os palestinos".

O enviado especial de Obama para o Oriente Médio, George Mitchell, vem mediando os diálogos desde maio, com o objetivo de trazer os dois países à mesa de discussão e resolver as diferenças sobre a criação de um Estado palestino na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

Na sexta-feira, um assessor de Obama negou que pouco progresso havia sido feito, dizendo que "distâncias foram diminuídas."

Netanyahu quer realizar negociações diretas assim que possível. Os líderes palestinos dizem que diálogos indiretos ainda não tiveram progresso suficiente para justificar as conversas diretas.

Eles querem respostas claras de Israel sobre as questões de fronteira e segurança -- ou seja, as fronteiras do futuro Estado palestino e o fim da ocupação militar.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.