• Carregando...
Papa Francisco cumprimenta pessoas ao chegar para audiência geral semanal na Praça de São Pedro, no Vaticano
Papa Francisco cumprimenta pessoas ao chegar para audiência geral semanal na Praça de São Pedro, no Vaticano| Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane 

O papa Francisco nomeou Giuseppe Yang Yongqiang como bispo de Hangzhou, capital da província de Zhejiang, no leste da China, disse o Vaticano neste sábado (22), em uma tentativa de fortalecer as relações com Pequim.

O prelado será transferido de Zhoucun, da província de Shandong, no norte, acrescentou o Vaticano.  

A nomeação foi feita após um acordo histórico firmado entre o Vaticano e a China em 2018, renovado por mais dois anos em 2022, sobre a nomeação de bispos da Igreja Católica Romana no país comunista. 

O acordo foi uma tentativa de aliviar uma divisão de longa data na China continental entre fieis leais ao papa e uma igreja oficial apoiada pelo regime comunista.

Pela primeira vez desde os anos 1950, os dois lados reconheceram o papa como o líder supremo da Igreja Católica. 

Católicos conservadores criticaram o acordo dos bispos com a China comunista como se fosse uma traição, mas o Vaticano o defendeu como um "meio imperfeito" de ter algum tipo de diálogo com as autoridades pelo bem dos católicos chineses.

O secretário-cardeal do Estado, Pietro Parolin, disse no mês passado que o Vaticano gostaria de estabelecer um gabinete permanente na China, o que seria uma grande atualização das relações diplomáticas com Pequim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]