
O Papa Leão XIV foi submetido a uma cirurgia na terça-feira para remover o lobo inferior do pulmão direito após médicos confirmarem um diagnóstico de adenocarcinoma pulmonar, anunciou o Vaticano na noite de terça-feira.
"O Santo Padre foi submetido a uma cirurgia torácica conforme programado. Para garantir a remoção radical do tumor, o lobo inferior do pulmão direito foi removido usando uma técnica videoassistida. Um exame histológico intraoperatório confirmou o diagnóstico de adenocarcinoma pulmonar, conforme suspeitado nos exames pré-operatórios", disse o Escritório de Imprensa da Santa Sé em um comunicado sobre a operação realizada na tarde de terça-feira no Hospital Universitário Agostino Gemelli, em Roma.
"O Santo Padre permaneceu na sala de cirurgia por aproximadamente três horas, enquanto o procedimento em si durou cerca de 90 minutos", continuou o comunicado. "A operação foi bem-sucedida e não houve complicações. Após a cirurgia, o papa recuperou a consciência normalmente e, após um breve período de observação, retornou ao seu quarto no 10º andar."
O comunicado foi preparado pelo Dr. Luigi Carbone, médico pessoal do papa, e pelo Professor Stefano Margaritora, que realizou a operação.
Além de Margaritora, a equipe cirúrgica incluiu a Professora Elisa Meacci e os Drs. Maria Teresa Congedo e Leonardo Petracca Ciaravella. A equipe de anestesiologia foi composta pelo Professor Massimo Antonelli e pelos Drs. Giovanni Punzo e Giuseppe Bello.
Novos exames pós-operatórios, incluindo um exame histológico, são esperados nos próximos dias. Os médicos não discutiram quimioterapia ou tratamentos similares nesta fase.
Leão XIV está sendo acompanhado no hospital por seus dois secretários, as irmãs religiosas que o assistem e seu médico pessoal.
Novas atualizações sobre a saúde do pontífice podem ser divulgadas na quarta-feira.
©2026 Catholic News Agency. Publicado com permissão. Original em inglês: Pope Leo XIV has lung cancer, Vatican says https://www.ewtnnews.com/vatican/pope-leo-xiv-has-lung-cancer-vatican-says



