Os presidentes da Argentina, Javier Milei, e da França, Emmanuel Macron, se encontraram nesta sexta-feira (26) no Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa, e falaram em estreitar laços entre os dois países, segundo informações do jornal Clarín.
De acordo com o periódico argentino, os dois chefes de Estado falaram sobre “projetos de transição energética, lítio, onde a França é um dos grandes investidores, defesa, ciência, cultura” e também sobre o Mercosul, cujo acordo com a União Europeia encontra-se travado.
Fontes do Clarín também informaram que Macron agradeceu à irmã de Milei e secretária-geral da presidência argentina, Karina Milei, por ter ido na semana passada à embaixada francesa em Buenos Aires “diminuir as tensões” entre os dois países.
Na ocasião, Karina pediu desculpas por um vídeo em que a vice-presidente Victoria Villarruel havia chamado a França de “país colonialista” e manifestado apoio aos jogadores da seleção argentina, após críticas por terem cantado uma canção de torcedores contra atletas da seleção francesa.
“Macron ficou grato por Karina ter ido à embaixada para diminuir as tensões”, disseram essas fontes.
O porta-voz da presidência argentina, Manuel Adorni, publicou no X fotos de outro encontro de Milei em Paris, com empresários franceses. Nesta noite (horário local), o presidente argentino acompanhará a cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris.
Deixe sua opinião