Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Consumo em alta na Europa

Portugal apreende submarino que levava 1,7 tonelada de cocaína da América do Sul

Cocaína apreendida em Cádiz, na Espanha, em 2023: relatório apontou forte alta do consumo da droga na Europa (Foto: A.Carrasco Ragel/EFE)

Ouça este conteúdo

Com ajuda da Agência Nacional de Combate ao Crime do Reino Unido e da Administração de Combate às Drogas dos EUA (DEA, na sigla em inglês), a polícia e a Marinha de Portugal apreenderam nesta semana um submarino carregado com cerca de 1,7 tonelada de cocaína no Oceano Atlântico.

Segundo informações da emissora britânica BBC, as autoridades relataram que a embarcação vinha da América do Sul e tinha como destino a Península Ibérica. Dois equatorianos, um venezuelano e um colombiano que estavam no submarino foram detidos e mantidos em prisão preventiva após comparecerem a um tribunal no arquipélago dos Açores na terça-feira (4).

A polícia e a Marinha de Portugal chegaram à embarcação depois que o Centro de Análise e Operações Marítimas, com sede em Lisboa, recebeu informações de que uma organização criminosa enviaria em breve um submersível carregado com cocaína com destino à Europa, que acabou sendo rastreado e interceptado a cerca de mil milhas náuticas (1,85 mil km) de Lisboa.

A Marinha portuguesa não conseguiu rebocar o submarino para a costa devido às más condições meteorológicas e à fragilidade da estrutura, e ele acabou afundando posteriormente em mar aberto.

A apreensão ocorre num momento de aumento do tráfico de drogas para a Europa. Segundo um relatório divulgado pela Agência Europeia de Drogas (Euda) em junho, os Estados-membros da UE apreenderam 419 toneladas de cocaína em 2023, o que estabeleceu uma quantia recorde pelo sétimo ano consecutivo.

De acordo com o estudo, Bélgica, Espanha e Holanda são os países com os maiores volumes de apreensões, o que indica seu papel como principais portas de entrada da droga no bloco.

Os resíduos de cocaína no esgoto aumentaram em 39 das 72 cidades europeias com dados disponíveis sobre o tema entre 2023 e 2024, indicando um forte aumento no consumo da droga.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.