O ditador da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta sexta-feira (11) que as relações internacionais entraram em uma época de mudanças fundamentais e a formação de uma nova ordem mundial que reflete toda a diversidade do planeta é "um processo natural e irreversível".
"A Rússia defende o debate internacional mais amplo possível sobre os parâmetros de interação no mundo multipolarizado emergente e está aberta a discutir questões relacionadas à construção de uma nova ordem mundial", disse o chefe do Kremlin em um fórum internacional em Asgabate, capital do Turcomenistão.
No discurso, transmitido ao vivo pela televisão estatal russa, Putin destacou que "o mundo enfrenta ameaças sem precedentes geradas por fraturas de civilizações e conflitos interétnicos e interreligiosos" e "as relações internacionais entraram em uma era de mudanças globais e fundamentais".
Neste contexto, o ditador russo disse que se edifica uma "nova ordem mundial, que reflete toda a diversidade do planeta, processo natural e irreversível", algo que defende há muito tempo com a China e países aliados.
O fórum internacional "A conexão de tempos e civilizações é a base da paz e do desenvolvimento", realizado em Asgabate, é dedicado ao 300º aniversário do poeta e pensador turcomeno Magtymguly Pyragy.
Em paralelo ao fórum, Putin se reunirá nesta sexta-feira com o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, com quem abordará o estado das relações bilaterais e a situação no Oriente Médio, segundo informou o Kremlin, sede do regime russo.
Moscou se absteve de criticar o lançamento de mísseis iranianos contra Israel no último dia 1º e prometeu aumentar a cooperação com Teerã.
Deixe sua opinião