Publicidade
No Quirguistão

Putin e Xi fortalecem aliança em cúpula “anti-EUA” que conta com presença do Irã

Putin e Xi se encontram pela segunda vez neste ano em cúpula que reitera posicionamento contrário à influência global dos EUA (Foto: EFE/EPA/ALEXANDER KAZAKOV/KREMLIN)

Ouça este conteúdo

Os ditadores russo, Vladimir Putin, e chinês, Xi Jinping, fortaleceram a parceria bilateral nesta segunda-feira (31), antes da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), considerada um contraponto aos EUA no cenário global.

O encontro ocorre em um contexto cada vez conflituoso com o governo de Donald Trump. "Estamos prontos para trabalhar juntos para tornar o sistema de isenção de visto permanente, se o lado chinês considerar isso possível e benéfico", disse Putin, citado pela agência de notícias Interfax. O chefe do Kremlin acrescentou que o turismo entre os dois países aumentou 43% no primeiro semestre do ano graças à isenção de visto.

Durante o encontro entre as duas autoridades, o segundo deste ano, Putin ainda destacou seu apoio ao desenvolvimento considerado por ele "bem-sucedido" da cooperação entre Moscou e Pequim "em todas as áreas, inclusive na econômica". Segundo o ditador russo, os países estão implementando projetos importantes nas áreas de energia, indústria, espaço, transporte e logística.

Putin lembrou que a OCX foi fundada precisamente por iniciativa da Rússia e da China e saudou o fato de a organização ter adquirido um caráter mais "global" ao longo do tempo. Ele também expressou sua satisfação pelo fato de a Rússia e a China compartilharem a mesma visão sobre muitas questões internacionais.

Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores chinês afirmou que a organização conseguiu "explorar um novo caminho para a cooperação regional", enquanto os países tentam expandir o conceito de uma nova ordem mundial que rivalize com a visão dos EUA.

O Kremlin havia anunciado anteriormente que Putin e Xi discutiriam o projeto do gasoduto Força da Sibéria-2. Um acordo sobre esse gasoduto não pôde ser finalizado, como Moscou esperava, durante a visita do chefe do Kremlin ao gigante asiático em maio passado.

Além dos regimes aliados, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, viajaram para participar da cúpula no Quirguistão.

O encontro ocorre simultaneamente à cúpula de ministros das finanças e os governadores dos bancos centrais dos países do G20, que estão reunidos nesta segunda (31) e terça-feira (1º) em Asheville, Carolina do Norte.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.