Um avião de vigilância da Organização das Nações Unidas (ONU), pertencente ao contingente uruguaio da força de paz da organização, caiu no leste da capital haitiana nesta sexta-feira, matando todas as 11 pessoas a bordo, informaram autoridades da ONU.
O avião caiu perto da cidade de Fonds-Verrettes, próximo à fronteira com a República Dominicana, disse a porta-voz-chefe da ONU, Michele Montas.
Outra porta-voz da ONU, Vannina Maestracci, disse que uma equipe de resgate da entidade confirmou que não havia sobreviventes entre os 11 passageiros que estavam na aerovane. As vítimas eram uruguaias e jordanianas, afirmou Maestracci.
Ela disse que a aeronave, um Casa-212, participava de uma patrulha habitual da fronteira quando caiu em uma montanha. A causa do acidente ainda é desconhecida.
Mais cedo, Montas havia dito que a aeronave perdera contato na manhã desta sexta-feira. Outro avião da ONU avistou os destroços da aeronave a cerca de 20 quilômetros oeste de Fonds-Verrettes.
Uma força de paz da ONU conhecida como Minustah, liderada pelo Brasil, realiza trabalhos no Haiti desde 2004 e é composta por cerca de 9 mil soldados e policiais.
O avião caiu em uma fazenda perto de Pays-Pourri, no distrito de Ganthier, a leste da capital haitiana, Porto Príncipe, disse Eralus Thelusme, uma autoridade do governo de Pays-Pourri.