Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ameaça

Reino Unido pode suspender venda de armas para Israel

Vários palestinos permanecem em uma das escolas da ONU que servem de abrigo na cidade de Beit Hanoun, na Faixa de Gaza | Mohammed Saber / EFE
Vários palestinos permanecem em uma das escolas da ONU que servem de abrigo na cidade de Beit Hanoun, na Faixa de Gaza (Foto: Mohammed Saber / EFE)

O governo britânico anunciou nesta terça-feira (12) que vai suspender a exportação de 12 licenças de armas para Israel se "hostilidades significativas" forem retomadas com palestinos da Faixa de Gaza. O armamento afetado incluiria sistemas de radares, aeronaves de combate e tanques usados pelas Forças Armadas isralenses em Gaza, informou o jornal Haaretz. Peças para o Domo de Ferro não estão incluídas.

"Nenhuma licença nova foi emitida durante o período de revisão como medida preventiva e vai continuar assim até que as hostilidades cessem", informou o ministro de Negócios, Vince Cable.

Na semana passada, o governo britânico anunciou que estava revendo as exportações de armas para Israel devido ao conflito, que causou pesadas baixas entre a população palestina. O estudo concluiu que 12 licenças seriam suspensas temporariamente para mais investigações se a trégua atual fosse rompida. Israel afirma que suas operações são de defesa contra foguetes do grupo extremista Hamas.

"O Reino Unido não conseguiu esclarecer se o critério de exportação está sendo cumprido", disse Cable. "Devido a essa incerteza, tomamos a decisão de suspender essas licenças de exportação existentes no caso de retomada de hostilidades significativas."

O Reino Unido tem contratos de exportação de artigos militares com Israel no valor de US$ 13 bilhões e que incluem componentes de drones, de mísseis, entre outros. A maioria, diz Cable, não é composta por itens usados nas operações em Gaza, mas ele não soube informar o valor das operações envolvidas na medida.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.