- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o resultado da eleição legislativa na França e o recado que ele deixa para o Brasil
*) Foi surpreendente o resultado final da eleição do último domingo (7) na França. Especialmente pelas sinalizações que vinham da semana anterior, quando o partido de Marine Le Pen, o Reagrupamento Nacional, de direita, havia sido o grande vitorioso.
A coalizão Nova Frente Popular, formada por legendas de esquerda como a radical França Insubmissa, liderada por Jean-Luc Mélenchon, e o Partido Socialista, obteve 182 deputados, e candidatos independentes alinhados ideologicamente com essa frente emplacaram outros 13.
Foram os que conseguiram mais cadeiras, mas não conseguiram a maioria do parlamento. Ou seja: a governabilidade na França entra em um terreno desconhecido.
O resultado na França traz recados também aqui para o Brasil. O próprio presidente Lula (PT), em mensagem publicada nas redes sociais, falou sobre o tema. Ao mesmo tempo, um dos líderes da oposição no Congresso, senador Ciro Nogueira (PP-PI), comentou que as eleições francesas deixam também recados para a direita brasileira.
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre o resultado das eleições legislativas na França e os recados que ele deixa para o Brasil. O convidado para falar do assunto é o Jones Rossi, editor de Mundo aqui da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; sonorização: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Deixe sua opinião