Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra na Ucrânia

Viagem de Zelensky a Paris debaterá com Macron “garantias de segurança” para Ucrânia

Presidente francês Emmanuel Macron e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Foto: EFE/EPA/SARAH MEYSSONNIER / POOL MAXPPP OUT)

Ouça este conteúdo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, viajará na segunda-feira a Paris para se reunir com o mandatário francês, Emmanuel Macron, com o intuito de debater "garantias de segurança" que podem ser estabelecidas após a assinatura de um futuro cessar-fogo no conflito entre ucranianos a russos.

O encontro entre os dois líderes europeus foi confirmado pelo governo francês e faz parte do esforço de um conjunto de medidas da Coalizão de Voluntários do conflito na Ucrânia, que reuniu-se pela última vez na terça-feira passada. Na ociasião, Zelensky se deslocou à capital francesa para reforçar a cooperação em matéria de defesa com a França.

Desde essa visita a Paris, muitas coisas mudaram na situação do país, especialmente no plano interno, com a demissão do chefe de gabinete de Zelinsky, Andrii Yermak.

Além disso, o regime do ditador russo Vladimir Putin ainda intensificou os ataques contra infraestruturas energéticas ucranianas e contra Kiev, que respondeu atacando as exportações petrolíferas russas.

O governo da França indicou que a reunião com Macron servirá também para analisar a situação atual e as condições para uma paz duradoura no contexto das negociações de Genebra e do plano dos Estados Unidos.

Os dois presidentes “estudarão as garantias de segurança” que podem ser estabelecidas após a assinatura de um cessar-fogo no âmbito da coalizão de voluntários.

A visita de Zelensky a Paris coincidirá com o lançamento na França da temporada da Ucrânia, que inclui uma série de eventos culturais ucranianos no país. A inauguração contará com a presença do ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.