A secretária de Estados norte-americana, Condoleezza Rice, disse na sexta-feira (5) que já passou da hora do presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, deixar o poder e que os países da região devem pressioná-lo a renunciar.
"Já passou da hora de Robert Mugabe ir embora", disse Rice, que está em Copenhague em uma das paradas de sua turnê pela Europa, na qual se despede de outros diplomatas antes do fim do mandato de George W. Bush, no dia 20 de janeiro.
"O fato é que foi uma eleição fraudada, a negociação da divisão do poder também foi um processo fraudulento e agora estamos vendo não só uma devastação política e econômica total... Mas um alerta humanitário com a epidemia de cólera", disse Rice em uma entrevista coletiva.
"Se isto não prova à comunidade internacional que é hora de agir em defesa do que é certo, eu não sei o que é. E, francamente, os países da região têm de liderar (o movimento)", disse Rice.
Ela acrescentou que os Estados Unidos e a Europa não podem tratar sozinhos da questão, sem ajuda de países do sul da África, será muito difícil achar uma solução para o Zimbábue.
"Muitos Estados africanos falaram sobre a necessidade de mudanças no Zimbábue e muitos outros permaneceram calados", afirmou Rice.
O Zimbábue declarou estado de emergência nacional e pediu ajuda internacional na luta contra a epidemia de cólera que já matou pelo menos 565 pessoas.