O Ministério da Defesa da Rússia anunciou, nesta segunda-feira (7), o lançamento de um novo foguete transportador Suyoz-2.1b do cosmódromo de Plesetsk, com um satélite militar a bordo.
"Às 16h20, horário de Moscou (10h20 de Brasília), a partir do cosmódromo estatal de teste (cosmódromo de Plesetsk), na região de Arkhangelsk, foi lançado um foguete transportador de classe média Soyuz-2.1b com um aparato espacial de interesse da Defesa", informou a pasta em um comunicado.
Segundo afirmou o ministério, é o terceiro equipamento russo enviado ao espaço em 2023. Os lançamentos anteriores aconteceram nos dias 23 de março e 27 de maio.
A Rússia, envolvida na guerra da Ucrânia desde fevereiro de 2022, lançou uma série de satélites militares desde então, vários deles em dezembro do ano passado. Dois foram colocados em órbita em novembro e outros três em outubro.
Em agosto de 2022, foi lançado outro satélite militar, o Kosmos-2558, após lançamentos de outros equipamentos de comunicações, navegação e militares efetuados em março, abril, maio e julho, também controlados pela Força Aeroespacial russa.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Deixe sua opinião