A Rússia decidiu que vai se retirar da Estação Espacial Internacional depois de 2024 e que deve construir sozinha uma unidade espacial para colocar em órbita.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (26) por Yuri Borisov, novo chefe da agência espacial russa Roscosmos. “A decisão de deixar a estação após 2024 foi tomada”, disse Borisov durante reunião com o presidente Vladimir Putin, segundo agências de notícias. “Acho que depois disso começaremos a construir uma estação orbital russa”, acrescentou.
A decisão russa de abandonar o projeto da Estação Espacial Internacional, lançada em 1998 como um símbolo do mundo pós-Guerra Fria, por reunir russos e americanos num projeto conjunto de pesquisa em uma área em que competiram durante décadas, ocorre num momento de hostilidades entre Rússia e Ocidente devido à invasão russa à Ucrânia, deflagrada em fevereiro.
Especula-se que o anúncio seria uma tentativa de Putin de forçar os Estados Unidos a retirar parte das sanções aplicadas devido à guerra.
A estação é administrada por Rússia, Estados Unidos, Europa, Japão e Canadá, mas o projeto já teve parcerias com outros países, como o Brasil. A continuidade do projeto, prevista pela Nasa para pelo menos até 2030, se torna uma incógnita com a saída russa.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Deixe sua opinião