Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência

Soldados israelenses matam palestino na Cisjordânia

Palestinos carregam corpo de Ahmed Muslamani durante seu funeral | Reuters
Palestinos carregam corpo de Ahmed Muslamani durante seu funeral (Foto: Reuters)

Soldados israelenses atiraram e mataram um palestino que se aproximou do posto de controle na Cisjordânia carregando uma garrafa neste domingo (2), informaram autoridades israelenses e palestinas.

Uma porta-voz militar disse que como o homem, identificado como o palestino Ahmed Muslamani, de 24 anos, não atendeu às ordens para parar, os soldados abriram fogo quando ele se aproximou.

Muslamani foi atingido no peito e na perna, disse um médico palestino que retirou o corpo do posto de controle israelense próximo da cidade de Nablus, na Cisjordânia.

A porta-voz disse que não ter informação sobre o conteúdo da garrafa. "Os soldados aparentemente se sentiram ameaçados", disse ela.

A violência na zona ocupada da Cisjordânia havia diminuído muito nos últimos anos como resultado das medidas de segurança adotadas por Israel e um reforço da polícia palestina na região supervisionada pelo governo do presidente palestino Mahmoud Abbas.

Mas no sábado, uma mulher palestina morreu depois de inalar gás lançado por forças israelenses para aplacar um protesto no dia anterior na fronteira israelense da Cisjordânia, próximo à vila de Bilin, disse um médico palestino.

As tropas militares israelenses disseram que utilizaram os meios necessários contra manifestantes que atiravam pedras contra eles e as circunstâncias em que a mulher morreu ainda estão sob investigação.

Em outra ação violenta neste domingo, avião israelense atacou alvos em áreas controladas pelo Hamas na Faixa de Gaza, ferindo dois palestinos, segundo médicos locais.

O exército israelense disse que "o centro de atividade terrorista do Hamas no norte de Gaza e instalações para fabricar armas na parte central de Gaza" foram atingidas em resposta a uma bomba que atingiu Israel no sábado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.