Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
América Latina

Surto de diarreia mata quase 50 pessoas no Haiti

Um surto de diarreia na região central do Haiti matou quase 50 pessoas nos últimos dias e levou mais de 450 a serem hospitalizadas, disse uma autoridade na quinta-feira.

O diretor-geral do Departamento de Saúde, Gabriel Thimote, disse à Reuters que os pacientes têm lotado os hospitais nas regiões de Artibonite e Planalto Central, e que as autoridades haitianas já pediram ajuda à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Muitas das 49 vítimas fatais morreram em questão de horas, vítimas de desidratação, ainda antes de conseguirem chegar a um hospital, segundo Thimote. Ele disse que exames laboratoriais estão sendo feitos com urgência para apontar as causas.

"Não podemos falar em epidemia por enquanto. Preferimos falar em um surto de diarreia severa", afirmou. As vítimas, segundo ele, têm todas as idades, mas os jovens e velhos parecem ser mais afetados.

Esse parece ser o incidente sanitário mais grave no miserável país caribenho desde o devastador terremoto de 12 de janeiro, que matou até 300 mil pessoas em Porto Príncipe e arredores.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.