A tempestade tropical Gustav voltou a ganhar força e está prestes a tornar-se novamente um furacão enquanto segue na direção da Jamaica e das Ilhas Cayman. A passagem do Gustav pelo Caribe já provocou a morte de 23 pessoas, todas elas na Ilha Hispaniola, dividida pelo Haiti e pela República Dominicana.
Enquanto os haitianos lutam para arrumar comida depois da passagem do Gustav, os habitantes de New Orleans estão em alerta. Há três anos, a cidade americana foi devastada pelo furacão Katrina.
A tempestade encontrava-se, na manhã desta quinta-feira (28), a 130 quilômetros de Kingston. Meteorologistas prevêem que o olho do sistema deve passar bem perto da capital jamaicana ainda hoje.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, a tempestade tem ventos sustentados de 110 quilômetros por hora, pouco abaixo da força de furacão.
Também nesta quinta, a tempestade tropical Hanna formou-se no Oceano Atlântico, a nordeste da Ilhas Leeward, mas ainda não está claro se ela ameaçará a costa dos Estados Unidos.