Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Samoa

Total de mortos por tsunamis no Pacífico se aproxima de 200

Autoridades afirmam que cidades inteiras podem ter sido destruídas pelo tsunami | Reuters
Autoridades afirmam que cidades inteiras podem ter sido destruídas pelo tsunami (Foto: Reuters)
Polícia de Samoa retira corpos encontrados após a passagem do tsunami |

1 de 2

Polícia de Samoa retira corpos encontrados após a passagem do tsunami

Costa sul da Samoa Ocidental foi devastada pelo tsunami |

2 de 2

Costa sul da Samoa Ocidental foi devastada pelo tsunami

Equipes de resgate em Samoa retiraram nesta quinta-feira (01) cadáveres do mar, da lama e de escombros depois de uma série de tsunamis cujo número de mortos se aproxima de 200, mas pode ser muito maior, segundo autoridades.

Um avião de localização faz voos em círculos sobre o mar procurando corpos e atirando sinalizadores de fumaça para marcar a posição dos que são encontrados para que sejam recolhidos por um barco. Em uma hora, cinco cadáveres foram levados para a costa.

Oficialmente, já há 149 mortos em Samoa, 31 na Samoa Americana e 9 em Tonga. As autoridades dizem, no entanto, que cidades inteiras podem ter sido destruídas em ilhas mais afastadas, e que centenas de pessoas estão desaparecidas.

"Todo mundo está em estado de choque", disse à Reuters por telefone o deputado norte-americano Eni F. H. Faleomavaega, que chegou à Samoa Americana na noite de quarta-feira (horário local). "Muitas famílias ainda estão em terrenos elevados. Elas não querem descer. Ainda temos tremores (por causa do terremoto que desencadeou o tsunami)."

O parlamentar disse que muitos sobreviventes não têm casas para onde ir e estão se abrigando em igrejas.

Um terremoto de magnitude 8, na terça-feira, provocou quatro violentos tsunamis que atingiram estas paradisíacas ilhas do Pacífico Sul. As ondas, com até 6 metros de altura, racharam casas ao meio e arrastaram pessoas para o mar, segundo sobreviventes.

"Temos mais corpos que estão sendo achados nos escombros, sendo escavados e trazidos para o hospital, de modo que esperamos que o número de mortos suba", disse David Bouslough no hospital principal de Pago Pago, capital da Samoa Americana.

Uma mãe assistiu horrorizada o momento em que seus três filhos, que brincavam na areia, foram arrastados pelo mar. Muita gente morreu esmagada por destroços soltos na inundação.

Dois contêineres refrigerados foram colocados no gramado atrás do hospital central de Apia, capital da Samoa independente, para servirem como necrotério improvisado. O necrotério "oficial" do hospital está lotado.

O presidente dos EUA, Barack Obama, declarou estado de calamidade na Samoa Americana e liberou recursos federais para ajudar na recuperação.

As ondas chegaram no começo da manhã, quando muita gente ainda dormia, e invadiram as ilhas até uma extensão de 200 metros, dificultando a fuga.

Autoridades locais disseram a uma rádio da Nova Zelândia que 32 mil pessoas foram atingidas e que cerca de 3 mil ficaram desabrigadas.

O pior tsunami já registrado aconteceu no Oceano Índico, em 26 de dezembro de 2004, e matou cerca de 230 mil pessoas em 11 países.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.