Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA prometem tomar medidas

Trump acusa Honduras de tentar mudar o resultado das eleições e exige transparência

trump china xi
O presidente dos EUA, Donald Trump, avalia medidas caso Honduras não apresente resultado eleitoral (Foto: GRAIG HUDSON/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou Honduras de tentar alterar o resultado das eleições presidenciais em meio a atrasos injustificados da apuração, interrompida na noite de domingo, quando o candidato apoiado pelo republicano estava ligeiramente em primeiro lugar.

Com isso, ele exigiu que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) retome imediatamente a contagem, sob o risco de "consequências", sem dar detalhes sobre as possíveis ações que os Estados Unidos poderiam tomar.

"A Comissão Eleitoral Nacional (CNE), o órgão oficial responsável pela contagem dos votos, interrompeu abruptamente a contagem à meia-noite de 30 de novembro", disse Trump, acrescentando que “Honduras está tentando alterar os resultados” e, se isso for confirmado, “haverá consequências”.

Segundo o republicano, o órgão eleitoral interrompeu a contagem em aproximadamente 50%, quando a disputa estava muito acirrada entre Nasry "Tito" Asfura, candidato que apoiou, e Salvador Nasralla, com uma diferença de aproximadamente 500 votos a favor de Asfura, enquanto a candidata governista, Rixi Moncada, aparecia em terceiro lugar com menos da metade da porcentagem dos dois.

Trump reiterou que “centenas de milhares de hondurenhos precisam ter seus votos contados” e que a transparência no processo é essencial. Diante da situação, o líder da Casa Branca exigiu respeito do CNE pela vontade popular. Trump afirmou que a vontade expressa pelos eleitores “em números esmagadores” deve ser respeitada. Ele também afirmou que é “imperativo” que o órgão eleitoral conclua o processo. “A democracia deve prevalecer!”, declarou na Truth Social.

No X, a presidente do CNE, Ana Paola Hall, justificou que a interrupção da Transmissão Preliminar dos Resultados Eleitorais (TREP) marca o início de uma "fase mais exaustiva" da contagem.

“Devemos manter a calma, ter paciência e esperar que o CNE termine a contagem dos votos” , disse ela.

Outra conselheira do CNE, Cossette López Osorio, disse em entrevista à CNN que a interrupção na Transmissão dos Resultados Preliminares se deveu a uma falha técnica. Ela indicou que não foi uma decisão tomada pelo Conselho. “Não houve nenhuma decisão a esse respeito; não é uma vontade expressa do Conselho Nacional. É literalmente uma falha técnica na plataforma de divulgação, que estamos resolvendo ”, alegou.

Sobre o dia da votação, a membro do órgão eleitoral detalhou que houve "pequenas falhas" com os leitores biométricos, problema que foi resolvido ao longo daquele dia.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.