O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (19) que Howard Lutnick será o secretário de Comércio na sua gestão, que começa em janeiro.
Segundo informações da imprensa americana, Trump afirmou num comunicado que Lutnick “vai liderar nossa agenda de tarifas e comércio, com responsabilidade direta adicional pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos”.
CEO da empresa de serviços financeiros Cantor Fitzgerald, Lutnick é copresidente da equipe de transição do republicano e, além do Departamento de Comércio, seu nome vinha sendo cogitado para secretário do Tesouro.
Durante a campanha, Trump prometeu impor tarifas de 10% a 20% sobre produtos importados, que chegariam a 60% para importações da China. Lutnick manifestou pleno apoio a essas medidas.
“Quando os Estados Unidos foram grandes? Na virada do século [XIX para XX], nossa economia estava bombando! Isso foi há 125 anos”, Lutnick disse num comício de Trump em Nova York em outubro. “Não tínhamos imposto de renda. Tudo o que tínhamos eram tarifas.”
Economistas alertam que as tarifas propostas por Trump, aliadas à provável retaliação de outros países, podem aumentar a inflação americana: em junho, 16 vencedores do Nobel da área divulgaram uma carta manifestando preocupações nesse sentido.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Deixe sua opinião