Ouça este conteúdo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (20) que retirará novamente seu país do Acordo Climático de Paris, como fez em seu primeiro mandato (2016-2021) e ao qual o agora ex-presidente Joe Biden voltou a aderir em 2021.
O anuncio foi feito pela Casa Branca, por meio de e-mail enviado para agências internacionais de notícias. "O presidente Trump se retirará do Acordo de Paris sobre o clima”, cita o texto, segundo informações do jornal britânico Financial Times.
Durante seu discurso de posse como novo presidente dos EUA no Capitólio, Trump prometeu aumentar a produção de petróleo dos EUA e eliminar os subsídios criados por Biden para a compra de veículos elétricos. Em suas palavras, a nova gestão buscará “o máximo aproveitamento das reservas de petróleo e gás dos Estados Unidos”.
Ao longo de sua trajetória política, Trump criticou o acordo de Paris por considerá-lo injusto para os Estados Unidos, afirmando que ele impõe limitações que prejudicam a indústria nacional enquanto beneficia outros países. A nova retirada reforça o compromisso do republicano de impulsionar a produção de combustíveis fósseis.