Ouça este conteúdo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que “definitivamente” vai impor tarifas sobre produtos que a União Europeia (UE) exporta para seu país, embora não tenha especificado quais estarão sujeitos às sobretaxas, nem quando entrarão em vigor.
Trump fez as observações no Salão Oval da Casa Branca, onde um jornalista lhe perguntou se ele planejava impor tarifas à UE.
“Você quer a resposta honesta ou devo lhe dar uma resposta política? A União Europeia definitivamente nos tratou de forma terrível”, respondeu.
“Eles nos tratam muito mal. Eles não aceitam nossos carros, não aceitam nossos produtos agrícolas, basicamente não aceitam quase nada, e temos um déficit enorme com a União Europeia. Portanto, faremos algo muito importante com a UE, equilibraremos a balança”, acrescentou.
Durante seu primeiro mandato (2017-2021), Trump impôs tarifas de 25% sobre o aço europeu e 10% sobre o alumínio.
A balança comercial com a UE tornou-se uma grande preocupação para Trump, já que em 2023 a UE registrou um superávit no comércio de mercadorias com os EUA, exportando mais de 502 bilhões de euros (US$ 520 bilhões) em bens e importando mais de 340 bilhões de euros (US$ 352 bilhões), segundo dados da Comissão Europeia.
A medida segue a toada do segundo mandado de Trump que impõs, desde este sábado, tarifas de 25% em produtos de dois de seus países vizinhos, o Canadá e o México.