Ouça este conteúdo
A equipe do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, divulgou nesta segunda-feira (20), poucas horas antes da cerimônia de posse, um vídeo lembrando a trajetória do político republicano desde 2021 até a vitória eleitoral sobre a democrata Kamala Harris, em novembro do ano passado.
Na publicação, Trump aparece prometendo um "novo capítulo" para os Estados Unidos e para o povo americano durante seu novo governo. "Os melhores dias do país ainda estão por vir", diz um trecho do vídeo, acompanhado de imagens envolvendo seus julgamentos criminais, nos últimos meses, e a tentativa de assassinato na Pensilvânia, em julho, durante comício.
A divulgação do conteúdo surge momentos antes do juramento de posse no Capitólio, que tornará Trump o 47º presidente do país.
"Se eu pudesse deixar a vocês uma mensagem para guardarem em seus corações hoje, seria esta: nunca desistam. Lutem, lutem, lutem", diz Trump no vídeo, fazendo referência às palavras que usou logo depois do atentado.
"Ao longo da sua vida, você descobrirá que as coisas nem sempre são justas", diz o presidente eleito. "Você descobrirá que coisas acontecem com você mesmo sem você merecê-las", outra parte da publicação, que foi acompanhada de notícias sobre suas acusações lideradas pelo procurador especial Jack Smith e pelo promotor público de Manhattan, Alvin Bragg. Trump se declarou inocente em todas as acusações que enfrentava na Justiça.
"Vocês [americanos] não podem abaixar a cabeça. Precisam lutar, lutar, lutar [...] Nunca, jamais, jamais desista. Quanto mais as pessoas lhe disserem que não é possível, que não pode ser feito, mais você deve estar absolutamente determinado a provar que elas estão erradas", disse ainda o presidente eleito dos EUA.
Trump diz aos apoiadores para "tratar a palavra 'impossível' como nada mais que motivação".
"Aproveite a oportunidade de ser um estranho porque são os estranhos que mudam o mundo", acrescenta o líder republicano, "que fazem uma diferença real e duradoura".
"A América está começando um novo capítulo. Nossos melhores dias ainda estão por vir, posso prometer isso", conclui no vídeo.
Eventos antes da cerimônia na Casa Branca
Mais cedo, nesta segunda-feira, Trump chegou na Casa Branca, acompanhado de sua esposa, Melania, onde foi recebido pelo presidente em fim de mandato, Joe Biden, e sua esposa Jill, duas horas antes de sua posse.
Minutos antes, o vice-presidente eleito J.D. Vance e sua esposa, Usha, chegaram e foram recebidos no mesmo local pela vice-presidente, Kamala Harris, e seu companheiro, Douglas Emhoff.
A previsão do cronograma diz que os casais Trump e Biden tomarão chá na Casa Branca antes de se deslocarem juntos para o Capitólio, onde o novo presidente tomará posse às 12h (horário local, 14h de Brasília).
Antes da Casa Branca, os Trump compareceram a um culto na Igreja Episcopal de St. John, perto da residência presidencial. Eles chegaram à igreja antes das 9h (11h) com seu filho, Barron, e sentaram-se ao lado dos Vance.
Na missa, o presidente eleito estava cercado pelos magnatas da tecnologia que se aproximaram dele durante o período de transição.
Mark Zuckerberg (dono da Meta), Jeff Bezos (dono da Amazon e do jornal The Washington Post), Tim Cook (CEO da Apple), Shou Chez (diretor-executivo do TikTok) e Elon Musk (dono da Tesla e da SpaceX) foram alguns dos convidados de Trump presentes no serviço religioso.