Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Zero petróleo e dinheiro

Trump sugere que Cuba faça acordo com EUA “antes que seja tarde demais”

Presidente dos EUA alertou Cuba sobre fim do financiamento da Venezuela.
Presidente dos EUA alertou Cuba sobre fim do financiamento da Venezuela. (Foto: EFE/EPA/AARON SCHWARTZ / POOL)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que Cuba deve buscar um acordo com Washington “antes que seja tarde demais”. Em uma publicação na rede social Truth Social, neste domingo (11) ele alertou que a ilha não terá mais acesso ao petróleo proveniente da Venezuela nem a qualquer valor ou investimento feito pelo país sul-americano.

O presidente de cubano, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, rebateu Trump. Em sua conta na rede social X, disse que o país "é uma nação livre, independente e soberana" e que "ninguém dita o que fazemos".

De acordo com Bermúdez, Cuba não ataca e nem ameaça, mas tem sido atacada pelos EUA durante 66 anos. "Pronta para defender a pátria até a última gota de sangue”. O presidente de Cuba também disse que os EUA "não têm autoridade moral para apontar o dedo para Cuba em nada, absolutamente nada, aqueles que transformam tudo em negócio, até mesmo vidas humanas". "Aqueles que hoje expressam sua raiva histérica contra nossa nação o fazem por indignação com a decisão soberana deste povo de escolher seu modelo político".

Venezuela não protege mais Cuba, diz presidente norte-americano

De acordo com Trump, Cuba viveu durante muitos anos de grandes quantidades de petróleo e dinheiro da Venezuela, em troca de fornecer “serviços de segurança” aos dois últimos ditadores venezuelanos. No entanto, o presidente enfatizou que isso não acontece mais.

Trump afirma que a maioria dos cubanos envolvidos nessas operações está morta devido aos ataques dos Estados Unidos nas últimas semanas. Além disso, segundo o presidente norte-americano, a Venezuela não precisa mais de proteção contra os bandidos e extorsionários que os mantiveram reféns por tantos anos. Ressaltou que, agora, o país conta com os Estados Unidos — que classificou como a força militar mais poderosa do mundo — para garantir sua segurança.

O presidente dos EUA foi enfático ao dizer que “não haverá mais petróleo nem dinheiro para Cuba — zero!”. Ao final, ele recomendou fortemente que Cuba faça um acordo com os Estados Unidos antes que seja tarde demais.

Trump pressiona a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, a aceitar o fim do financiamento ao regime de Cuba, desde que capturou o ex-ditador Nicolás Maduro, no último dia 3 de janeiro, em Caracas.

Desde a prisão de Maduro, o regime comunista de Cuba intensificou ações de vigilância, restrição de circulação e presença policial em espaços públicos. 

As medidas foram reveladas nas redes sociais por organizações de direitos humanos e coincidem com o temor do regime comunista cubano de possíveis repercussões internas diante da queda de seu principal aliado regional.

Trump diz "gostar da ideia" de Rubio como presidente de Cuba

Trump disse gostar da ideia que seu secretário de Estado, Marco Rubio, ser presidente de Cuba. "Soa bem para mim!", comentou Trump em sua rede social Truth Social ao compartilhar uma publicação de um X. Rubio, filho de imigrantes cubanos, tem sido um dos principais impulsionadores no governo das ações dos Estados Unidos contra a Venezuela e Cuba.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.