A Igreja de São Salvador em Cora, em Istambul, na Turquia, será transformada numa mesquita a partir de 23 de fevereiro, segundo informou a agência de notícias Fides, ligada ao Vaticano. O local, construído no século 12, funciona como um museu desde 1945.
A decisão havia sido anunciada em 2020 pelo presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, um mês depois da mesma medida ser imposta à Igreja de Santa Sofia.
A mudança deveria ocorrer em outubro do mesmo ano, mas foram necessárias obras de restauração. Agora, a alteração será colocada em prática.
A Igreja de São Salvador em Cora era uma igreja medieval bizantina decorada com afrescos do século 14 que retratam o Juízo Final. O local foi convertido em mesquita em 1511 e seus afrescos e mosaicos foram cobertos, mas não destruídos. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, tornou-se um museu após um grande processo de restauração.
Em entrevista em 2020 ao jornal Il Giornale Dell’arte, o professor emérito de história na Universidade da Pensilvânia e especialista em arquitetura bizantina Robert G. Ousterhout disse que a decisão de Erdogan era uma “tentativa flagrante de apagar a rica herança bizantina de Istambul”.
“É uma manobra puramente política, que instiga os seus apoiadores ao zombar do Ocidente”, criticou Ousterhout.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião