• Carregando...
A chanceler do governo Javier Milei, Diana Mondino
A chanceler do governo Javier Milei, Diana Mondino, manifestou insatisfação com as atitudes recentes do Reino Unido sobre o arquipélago| Foto: EFE/EPA/LUONG THAI LINH

Uma briga histórica ganhou novos tons com episódios ocorridos nas últimas semanas: a disputa do Reino Unido e da Argentina pelas Ilhas Malvinas.

Tudo começou em fevereiro, quando o ministro das Relações Exteriores britânico, o ex-premiê David Cameron, visitou o arquipélago.

Na Argentina, onde tanto a esquerda quanto a direita reivindicam soberania sobre as Malvinas, o passeio não pegou bem: dias depois, a chanceler do governo Javier Milei, Diana Mondino, se reuniu com Cameron, durante o encontro dos ministros das Relações Exteriores dos países do G20 no Rio de Janeiro.

Em nota, o ministério argentino afirmou que Mondino “expressou descontentamento com suas declarações [de Cameron] e sua visita às Ilhas Malvinas, após o qual reafirmou os direitos de soberania da República Argentina na questão das Ilhas Malvinas e reiterou a disposição do seu país de resolver a disputa de acordo com o mandato da comunidade internacional”.

Também em comunicado, a chancelaria britânica rebateu, ao apontar que nesse encontro Cameron “reiterou o apoio contínuo do Reino Unido ao direito à autodeterminação dos habitantes das Ilhas Malvinas”. “Contudo, [os dois ministros] observaram que isto não impediria a cooperação em áreas que seriam mutuamente benéficas”, pontuou.

O arquipélago sul-americano, sobre o qual o Reino Unido tem soberania, motivou uma guerra entre os dois países em 1982.

Em um referendo realizado em 2013 com habitantes das Malvinas, 99,8% dos moradores do arquipélago disseram que preferiam que este mantivesse o status de território ultramarino britânico.

Megaporto

Outros ingredientes além da visita de Cameron motivam a crescente insatisfação argentina. No início de março, a empresa norte-irlandesa Harland & Wolff anunciou que venceu a licitação para construir um novo porto nas Malvinas, num contrato avaliado entre 100 e 120 milhões de libras (entre R$ 630 e 755 milhões).

A Argentina critica a obra, que será um forte concorrente do porto argentino de Ushuaia, localizado na província da Terra do Fogo, Antártida e Ilhas do Atlântico Sul.

Buenos Aires também ficou incomodada com a recente expansão, em 166 mil quilômetros quadrados, das zonas de pesca proibida em torno das ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, também localizadas no Atlântico sul.

Segundo o jornal Clarín, os dois assuntos e a recente visita de Cameron às Malvinas foram temas de uma reunião no último dia 11 entre a embaixadora do Reino Unido na Argentina, Kirsty Hayes, o vice-chanceler argentino, Leopoldo Sahores, a secretária da Área Malvinas, Paola Di Chiaro, e a subsecretária de Política Externa da gestão Milei, Marcia Levaggi.

Para complicar a situação, quatro dias depois, Andrés Dachary, secretário das Malvinas, Antártida, Ilhas do Atlântico Sul e Assuntos Internacionais da província da Terra do Fogo, anunciou que o governo local notificaria a Harland & Wolff “sobre sua intenção de avançar ilegalmente na construção de um novo porto em nossa província sem autorização”.

Porém, o Ministério das Relações Exteriores da Argentina afirmou que tal notificação só poderia ser enviada pelo governo nacional.

Para não gerar dissabores com o Reino Unido e afastar eventuais investimentos, o governo Milei tem adotado uma postura menos agressiva do que gestões anteriores na reivindicação pelas Malvinas, o que tem gerado insatisfação em alguns setores.

O governo da Terra do Fogo, de oposição a Milei, acusou o novo embaixador argentino nas Nações Unidas, Ricardo Lagorio, de não colocar na sua agenda a disputa com o Reino Unido sobre as Malvinas.

Além disso, o presidente recebeu críticas pela decisão de cancelar o tradicional desfile dos veteranos da guerra de 1982, realizado sempre em 2 de abril, com o alegado motivo de economizar recursos.

Embora não haja chance de um conflito armado como o de 42 anos atrás, o arquipélago segue sendo uma fonte de desconforto nas relações entre argentinos e britânicos, sem um apaziguamento definitivo no horizonte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]