
Ouça este conteúdo
O horrível tiroteio e incêndio criminoso na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Grand Blanc Township, Michigan, no último dia 28 de setembro, marca mais um episódio em uma lista terrível de ataques a igrejas em 2025.
A violência, que ocorreu logo após um tiroteio em uma igreja em Minneapolis e o assassinato do fundador da Turning Point USA, Charlie Kirk, expõe uma tendência de ataques contra americanos religiosos, especialmente cristãos.
No mês passado, o Family Research Council divulgou uma lista de 383 igrejas que sofreram ataques em 2024. O Daily Signal compilou uma lista de nove ataques violentos contra igrejas em 2025 até o momento. Essa lista não é exaustiva, e os agressores não compartilham as mesmas motivações, mas ilustra as ameaças violentas que os americanos religiosos, sobretudo os cristãos, enfrentaram neste ano.
1. Tiroteio em Oklahoma
Em 3 de abril, um homem supostamente entrou na Igreja de São Pedro e São Paulo, em Seneca, Oklahoma, e atirou no Rev. Arul Carasala, que morreu em um hospital após o tiroteio.
O Departamento de Polícia de Seneca prendeu Gary Hermesch, 66, que enfrenta acusações de homicídio em primeiro grau. Hermesch teria escrito cartas a um jornal condenando as reformas do Concílio Vaticano II, na década de 1960.
2. Bomba em uma capela católica
Em 6 de maio, um homem supostamente colocou um dispositivo explosivo no altar da Capela de Adoração de Santa Teresa de Calcutá, em Mahanoy City, Pensilvânia, a nordeste de Harrisburg. Kyle Kuczynski, de 33 anos, declarou-se inocente das acusações de incêndio criminoso, queima ou explosão imprudente e outras acusações. Promotores disseram que um vídeo de dentro da capela mostra Kuczynski fugindo do altar 10 ou 11 segundos antes da explosão. A capela foi reaberta nos últimos dias.
VEJA TAMBÉM:
3. Incêndio criminoso em uma igreja de Portland
Dominic Lee Wahl-Stephens, 45, teria ateado fogo às portas da Igreja Católica do Sagrado Coração, em Portland, Oregon, em 11 de junho. Wahl-Stephens ligou para o 911 para se entregar por ter iniciado o incêndio, segundo veículos de comunicação locais.
Embora o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Portland, Rick Graves, tenha inicialmente usado o pronome "eles/elas" para se referir ao suspeito, depois esclareceu ao The Daily Signal que não há evidências de que Wahl-Stephens se identifique como transgênero ou não binário. Graves sugeriu que o suspeito sofria de instabilidade mental.
Wahl-Stephens enfrenta acusações de incêndio criminoso de segundo grau. O caso continua em andamento.
4. Um tiroteio frustrado em uma igreja
Seguranças da CrossPointe Community Church, em Wayne, Michigan, mataram a tiros um possível agressor em 22 de junho.
A polícia identificou o suspeito como Brian Browning, de 31 anos. Ele teria entrado no estacionamento, sacado armas de fogo do carro e se aproximado da igreja. Membros da congregação trancaram a porta e trocaram tiros com Browning, matando-o.
Ele chegou a disparar, mas não feriu ninguém. Um frequentador da igreja disse ao Detroit Free Press que a comunidade havia sido treinada para tal situação e agradeceu a Deus por ninguém além do atirador ter morrido.
5. Tiroteio em um evento da igreja
Em 27 de julho, um adolescente de 15 anos supostamente atirou e matou outro adolescente de 15 anos na Igreja Católica St. Thomas More, em Tulsa, Oklahoma. O suspeito será acusado como adulto por homicídio em primeiro grau, apesar de ser menor de idade. A vítima, Alexander Puentes, participava de um evento comunitário. O suspeito teria iniciado uma briga com Puentes e atirado nele durante a discussão.
6. Incêndio no Brooklyn
Bryan Oviedo, 32, enfrenta acusações por atear fogo em aproximadamente 20 prédios no Brooklyn, Nova York, nas primeiras horas da manhã de 20 de agosto. Entre os prédios estava a Igreja de São Lucas e São Mateus.
7. Igreja da Anunciação
Em 27 de agosto, Robert Westman, de 23 anos, abriu fogo na Igreja Católica da Anunciação, em Minneapolis, Minnesota, matando duas crianças e ferindo 17 pessoas, antes de tirar a própria vida. As crianças estavam rezando na missa em seu primeiro dia de aula. Westman se identificava como transgênero.
8. Capela Bíblica Beth El
Em 17 de setembro, a polícia de El Paso, Texas, prendeu Marynka Marquez, de 35 anos, acusada de incêndio criminoso contra um local de culto, especificamente a Igreja Bíblica Beth El.
Segundo a polícia, Marquez “foi até a igreja, colocou uma grande sacola contra a parede externa, ateou fogo e depois fugiu do local”.
O pastor, que estava saindo da igreja, avistou o fogo e conseguiu apagá-lo. As autoridades de El Paso encontraram uma sacola com "um prato de papel com palavras de ódio inscritas".
Em 18 de setembro, um dia após o ataque, a Igreja Bíblica Beth El realizou uma vigília em homenagem a Charlie Kirk.
9. Igreja de Michigan
No domingo, Thomas Jacob Sanford, de 40 anos, dirigiu seu caminhão contra a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Grand Blanc Township, Michigan, a noroeste de Detroit.
Abrindo fogo e incendiando a igreja, matou quatro pessoas e feriu outras oito antes de morrer em uma troca de tiros com policiais. Sanford já havia sido preso por roubo e dirigir embriagado. Embora as autoridades tenham identificado o ataque como "direcionado", ainda não divulgaram o motivo.
Tyler O'Neil é editor sênior do The Daily Signal e autor de dois livros: "Making Hate Pay: The Corruption of the Southern Poverty Law Center" e "The Woketopus: The Dark Money Cabal Manipulating the Federal Government".
©2025 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês: 9 Violent Attacks on Churches in 2025



