É popular, e há séculos repetida com orgulho pelos seus membros, a história de que as universidades emergiram na paisagem urbana europeia, entre os séculos XI e XIV, como um espaço de liberdade e mesmo de rebeldia, um espaço em que se podia estudar, refletir e ensinar com uma certa flexibilidade, distante da rigidez e do dogmatismo do ambiente monástico, onde o conhecimento era majoritariamente produzido. O mundo, no entanto, é mudança, e quase nunca para as bandas que esperamos. A mesma instituição que surgiu sobre a égide da crítica e que, depois do iluminismo, se consolidou como o lugar do livre pensar e do combate ao tal obscurantismo, sobretudo o religioso, pariu recentemente, entre o ocaso do século XX e as décadas iniciais do XXI, uma religião tão ou mais dogmática do que aquelas que dizia combater: a religião woke.
Para os interessados em conhecer mais detalhadamente a história e os dogmas desse discurso de fé que cobra contrição mas não promete salvação, é imperativo ler o recém-lançado La religion woke (“A religião woke”), infelizmente ainda sem tradução por aqui, do filósofo e ensaísta francês Jean-François Braunstein. Há não muito tempo, Braunstein brindou-nos com o excelente A filosofia enlouqueceu (2018), livro em que o francês, preocupado com a crescente perda de credibilidade das ciências humanas nas sociedades ocidentais, lança uma pesada crítica ao caráter dogmático, anticientífico e mesmo absurdo que aí vêm tomando as especulações acerca de temas como o gênero, a relação com os animais e a bioética.
Nesse mundo de heróis, sofredores e, sobretudo, vilões sórdidos a quem se pode atribuir todos os males do mundo, os pessoais e os coletivos, a “desconstrução” rapidamente degringolou num relativismo cultural e num construtivismo social alucinados.
Desta vez, o polemista dirige o seu arsenal crítico para um território vizinho, melhor, complementar: o wokismo, uma nebulosa contestatária nascida em solo francês, nas obras de Derrida, Foucault, Deleuze, Baudrillard e de um punhado de outros arautos da desconstrução e da dita crítica à racionalidade ocidental, e desenvolvida com enorme sucesso nas universidades americanas, onde ganhou aliados poderosos – as teorias e os teóricos do terceiro mundismo –, feições próprias e alcance global. Braunstein é bastante discreto ao comentar o enorme papel que os seus compatriotas do pós-estruturalismo francês – a designação é norte-americana – desempenharam na montagem da “doutrina” que orienta os fiéis do wokismo, mas é hábil em analisar o seu desenvolvimento em solo americano e o seu retorno triunfante para uma Europa envergonhada de sua própria cultura, envergonhada do tal “privilégio do homem branco”.
A parte inicial da análise é dedicada ao surgimento e à consolidação deste “vocábulo mágico”, que ultimamente ouvimos por todo lado: woke (desperto). Inspirado em movimentos religiosos do Oitocentos, divulgado pela música de Erykah Badu (Master teacher) e adotado com sucesso pelo movimento antirracista Black Lives Matter, o vocábulo rapidamente ganhou corpo, incorporou novos significados e passou a nomear uma verdadeira religião, uma religião universitária de coloração cristã marxista, na qual o povo escolhido é constituído pelas inúmeras e variadas vítimas do homem branco ocidental, de sua ganância material e de seus padrões autoritários de organização do mundo; a lista de sujeitados é grande e pode ser ampliada ao infinito: colonizados, não brancos, mulheres, doentes mentais, transexuais, homossexuais, obesos, e até mesmo animais – que necessitam, e não são os únicos, de humanos bem intencionados que vocalizem a sua dor e reclamem pelos seus direitos e reparações.
Nesse mundo de heróis, sofredores e, sobretudo, vilões sórdidos a quem se pode atribuir todos os males do mundo, os pessoais e os coletivos, a “desconstrução” rapidamente degringolou num relativismo cultural e num construtivismo social alucinados, desprovidos de qualquer princípio de realidade ou objetividade. Tais palavras, inclusive, são fortemente condenadas pela religião woke, pois, aos olhos dos iniciados, não passam da mera expressão do poder do homem branco Ocidental que, sob o manto da racionalidade e da neutralidade científicas, impõe seus critérios de verdade ao mundo, têm sido frequentes as acusações de que a física, a biologia, a matemática e umas tantas outras ciências são demasiado masculinas, excessivamente brancas e, o que é pior, pouco inclusivas.
Mas e o branco? Há no wokismo um papel para tal criatura que não seja o de vilão? É evidente que há; dizem até que os brancos arrependidos constituem a maioria dos fiéis: brancos, ricos e socialmente muito bem posicionados. A essas almas impuras que escolheram o bom caminho, no entanto, a religião woke não concede o perdão, ao contrário, impõe-lhes a penitência e a contrição eternos, sem qualquer esperança de redenção. A redenção, a propósito, não interessa a ninguém no universo woke, já que, alcançada a graça, uns perderiam o lugar de vítimas à espera de compensações, outros, o prestigioso posto de iluminados que se regozijam em pedir perdão. Há esperança de sairmos desse mundo cada vez mais claustrofóbico e obscurantista? Braunstein acredita que sim; vale a pena conhecer os seus argumentos.
Jean Marcel Carvalho França é professor titular de História do Brasil da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e autor, entre outros, dos seguintes livros: “Literatura e sociedade no Rio de Janeiro Oitocentista, “Visões do Rio de Janeiro Colonial”, “Mulheres Viajantes no Brasil”, “Andanças pelo Brasil colonial”, “A Construção do Brasil na Literatura de Viagem dos séculos XVI, XVII e XVIII”, “Piratas no Brasil“ e “Ilustres Ordinários do Brasil”.
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