Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: Pressão de Lula para manter apoio do Centrão

Acordos de Bolsonaro desagradam oposição. Expansão do território dos EUA. Venezuela fecha fronteira com Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) (Foto: Isac Nóbrega/PR.) (Foto: )

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Acordos feitos por Bolsonaro com o Centrão, para a eleição das Mesas Diretoras do Congresso Nacional têm causado descontentamento em parte da oposição. O episódio mais recente foi o atrito entre Bolsonaro e o senador Marcos Pontes. Analistas ouvidos por nossa reportagem, sinalizam que Bolsonaro acaba colocando a fidelidade dos aliados mais próximos à prova, ao adotar uma posição pragmática. Entenda melhor a situação.

EUA e Brasil. Em seu discurso de posse, Trump reafirmou a pretensão de expandir o território dos Estados Unidos. Essa intenção não deveria reacender, entre militares e nacionalistas brasileiros, o temor de uma ameaça imediata à Amazônia.

Exercícios militares. Nesta quarta-feira a Venezuela fechou sua fronteira com o Brasil. A Polícia Militar de Roraima foi informada de que se trata de uma “medida de segurança” e que a passagem pela cidade de Pacaraima permanecerá fechada até quinta-feira (23).

Política, Economia e Mundo 

Reforma ministerial

Lula começará uma série de reuniões com ministros e lideranças de partidos do Centrão para desenhar a reforma ministerial. Os encontros serão com integrantes de partidos como PSD, PP, MDB, Republicanos e União Brasil, e têm como pano de fundo fortalecer os planos do petista para a eleição de 2026.

Regulação em debate

A AGU realizou nesta quarta-feira (22), uma audiência pública para debater a moderação de conteúdo nas plataformas digitais. A tônica dos discursos foi uma defesa de ampliação do controle estatal sobre a liberdade de expressão na internet.

Ucrânia

Volodymyr Zelensky afirmou nesta quarta-feira (22) que Lula não é mais um “player” relevante nas negociações para o fim da guerra e que “o trem do Brasil já passou”.

Opinião da Gazeta 

Lula mira 2026 e embarca no vale tudo eleitoreiro. Se ainda restava alguma dúvida sobre a verdadeira meta do lulopetismo – que é permanecer no poder a qualquer custo –, ela foi dissipada durante a primeira reunião ministerial na Granja do Torto, realizada na última segunda-feira (20).  Veja um trecho da opinião da Gazeta: 

Como não há muito o que mostrar, o risco é Lula tentar vender miragens como obras, fabricando falsas realizações. O primeiro 'coelho' a ser tirado da cartola será a tentativa de baixar artificialmente os preços nos supermercados

O que mais você precisa saber hoje 

Colunas e artigos 

A Groenlândia além do gelo: o que explica o interesse de Trump. A última vez que vi alguém tão empolgado com a Groenlândia foi em uma partida de War. Claro, no jogo de tabuleiro a maior ilha do mundo é um território estratégico para as ambições dos jogadores, visto que ela fornece uma ligação entre a América do Norte e a Europa. Leia o artigo de Bruno Quintiliano, graduado em Relações Internacionais pela PUC-Rio.

Rodrigo Constantino escreve uma carta aos democratas, aqueles genuinamente “progressistas”, e que realmente acreditam na visão de mundo esquerdista.

Francisco Razzo comenta a interpretação feita por parte da classe jornalística sobre o gesto de Elon Musk, considerado nazista, e a resposta dada por ele. 

Para inspirar e alegrar 

A escola de 2025 precisa trabalhar por uma geração mais humana. A escola é uma instituição que vivencia o tempo todo o encontro de múltiplas gerações: pais e filhos, professores e estudantes, professores e pais e até mesmo entre os próprios professores. Enfim, esses encontros geracionais são diversos e muito bem-vindos à convivência social.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.