Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: A proposta do Senado para Bolsonaro

Alcolumbre se revolta contra Lula. Trump dialoga com o Brasil e promete atacar a Venezuela

Alcolumbre anuncia votação de pauta-bomba após Lula indicar Messias ao STF
Davi Alcolumbre criticou governo Lula e cancelou sabatina de Jorge Messias. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O que já estava ruim ficou ainda pior. Estamos falando do clima entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o governo Lula. Falando em “grave omissão” do Executivo, Alcolumbre cancelou a sabatina do indicado de Lula ao STF, Jorge Messias, que estava marcada para o dia 10. Entenda o novo episódio da crise entre os poderes que só complica a cada dia.

Taxação das bets. A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou o projeto que eleva a taxação sobre bets e fintechs, tido como essencial para o governo fechar as contas.

Caminho para Bolsonaro. Uma proposta da oposição no Senado pode ser o caminho mais curto para o ex-presidente Jair Bolsonaro deixar o regime fechado. Saiba os detalhes.

Política, Economia e Mundo

Nova conversa entre Lula e Trump. Lula e Donald Trump tiveram uma nova conversa por telefone nesta terça (2) para falar de tarifas, sanções e combate ao crime organizado. Para o americano, foi “uma grande conversa”.

Sem dinheiro para os Correios. Após reprovação do Tesouro Nacional, os Correios desistiram do empréstimo que buscava captar R$ 20 bilhões para financiar seu plano de reestruturação.

Giro pelo mundo. Donald Trump disse que os EUA começarão a atacar a Venezuela “em breve”. Após eleger o prefeito de Nova York, a ala mais radical dos democratas mira as próximas eleições.

Opinião da Gazeta

A caixa-preta de Toffoli no caso do Banco Master. Um caso potencialmente explosivo que chegou ao gabinete de Dias Toffoli será transformado em uma caixa-preta: a liquidação do Banco Master. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Há sigilos que se justificam. Outros ajudam a esconder violações processuais ou arbítrio puro e simples. E outros, ainda, só servem para levantar entre o cidadão comum as suspeitas de que se está tentando esconder algo. A decisão de Toffoli se encaixa neste último grupo.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Crime financeiro. Um outro Master: há 20 anos, “pirâmide do avestruz” devorou economias de 40 mil brasileiros

Tráfico de drogas. Brasil refina cada vez mais cocaína com expansão de facções criminosas

Cortes milionários. Governo Lula anuncia Universidade Indígena em meio a retrocesso orçamentário das federais

Diferença salarial. Não é sobre ser mulher, é sobre ter filhos: estudo revela impacto da maternidade na renda

Colunas e artigos

O professor sumiu. Artigo de Jaryn Crouson traz um alerta importante: pais estão percebendo os efeitos negativos da inteligência artificial e dos aplicativos na educação.

Luciano Trigo traz o questionamento: por que o sistema quer Tarcísio presidente?

Marcio Antonio Campos revela o que não lhe contaram sobre a proibição da vigília pró-Bolsonaro pelo arcebispo de Curitiba.

Para inspirar e alegrar

O grande reduto natalino do Brasil. Se você é fã de Natal, o Sul do Brasil é o seu lugar. Veja como a região se tornou o maior palco de atrações da época, com direito até a Maria Fumaça iluminada.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.