Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Ratinho Jr. em modo presidenciável

Oposição pressiona, mas anistia trava. Bolsonaro aciona médicos na prisão. Nova derrota de Lula no Congresso

Dúvida: Hugo Motta não tem certeza sobre futuro de Ramagem e deve ouvir jurídico antes de uma decisão.
Hugo Motta, presidente da Câmara, ainda não pautou projeto da anistia. (Foto: Marina Ramos/Agência Câmara)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, a oposição retomou a ofensiva para tentar aprovar no Congresso o projeto da anistia aos condenados do 8 de janeiro. A semana termina, porém, com a proposta emperrada na Câmara. A anistia “ampla, geral e irrestrita” enfrenta resistência e não há definição sobre a possível redução de penas. Saiba como estão as negociações.

Crise de soluço. Filhos de Bolsonaro relataram que o ex-presidente teve uma crise de soluços persistente e que, em razão disso, médicos foram acionados.

Pontos questionáveis. A decisão de Alexandre de Moraes que decretou a prisão definitiva de Bolsonaro tem alguns pontos questionáveis. Listamos quatro deles, apontados por juristas.

Política, Economia e Mundo

Mais uma derrota na conta de Lula. O governo Lula sofreu mais uma derrota no Congresso com a derrubada de vários vetos. Além de atrapalhar o presidente, a crise entre os poderes abre espaço para um avanço da oposição.

Ratinho Jr. em modo presidenciável. A prisão de Jair Bolsonaro botou pressão em torno de uma candidatura de Tarcísio de Freitas à Presidência. Mas, por enquanto, isso não fez o paranaense Ratinho Jr. frear sua estratégia.

Giro pelo mundo. Após o ataque em Washington, os EUA vão revisar green cards concedidos a cidadãos de 19 países. Saiba quem é o ativista de direita do Reino Unido apoiado por Elon Musk.

Opinião da Gazeta

Na birra de Alcolumbre com Lula, as contas públicas saem derrotadas. Não contente em tentar se apossar do direito de escolher ministros do STF, Davi Alcolumbre escolheu uma péssima forma de retaliar o governo. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O fato de o governo atual fazer da gastança sua razão de viver não autoriza o Senado a fazer o mesmo; pelo contrário, seria esperado que a casa trabalhasse para conter o estrago lulista, e não para abrir ainda mais o buraco fiscal.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Ranking de inteligência. O que diz um novo (e controverso) estudo sobre o QI do Brasil e outros 196 países

Importação de alimentos. Tilápia é “invasora”, mas pode importar: política de Lula prejudica produtores brasileiros

Julgamento. STF forma maioria para exigir plano nacional contra racismo

Opção à Ponte da Amizade. Segunda ligação entre Brasil e Paraguai por Foz terá operação parcial até 2027

Colunas e artigos

Esquerda transforma assassinos em heróis. Artigo de Victor Davis Hanson relembra alguns casos de violência contra a direita para mostrar como a esquerda transforma assassinos em heróis.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança questiona: que tipo de ativista você é?

Lúcio Vaz mostra como ministros e assessores do TCU torram R$ 8,3 milhões em viagens ao exterior.

Para inspirar e alegrar

Os melhores de Woody Allen. Um dos grandes nomes do cinema, Woody Allen completa 90 anos no domingo (30). Para celebrar a data, nosso colunista Polzonoff selecionou seus cinco filmes preferidos do diretor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.