Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Petismo em defesa de Maduro

Boulos entra no governo Lula. Reforma administrativa sofre resistência. As falácias pró-aborto de Barroso

Boulos pede que PF demita Eduardo Bolsonaro do cargo de escrivão
Guilherme Boulos vai assumir Secretaria-Geral da Presidência. (Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Já como parte das articulações para 2026, o presidente Lula anunciou o deputado Guilherme Boulos como novo integrante do seu governo. O parlamentar do PSOL assumirá o comando da Secretaria-Geral da Presidência, cargo ocupado até então pelo petista Márcio Macêdo. Um dos objetivos é reforçar a relação com os movimentos sociais. Confira os detalhes.

Histórico de polêmicas. A trajetória de Guilherme Boulos é marcada pela defesa de pautas da esquerda. Relembre a atuação e as polêmicas do novo ministro.

Defendendo Maduro. No campo da política internacional, Lula voltou a falar em defesa da soberania... da Venezuela. Listamos 20 vezes em que ele blindou a ditadura de Nicolás Maduro.

Política, Economia e Mundo

Reforma administrativa: agora vai? Uma nova tentativa de emplacar a reforma administrativa está em curso no Congresso. Porém, o plano esbarra no cerco de categorias e questionamentos sobre efetividade.

Pró-aborto e contra a Constituição. Antes de deixar o STF, Luís Roberto Barroso defendeu a legalização do aborto ignorando a Constituição. Aqui estão sete falácias do voto do então ministro.

Giro pelo mundo. Com a vitória da centro-direita na Bolívia, veja como ficou a divisão política na América do Sul. Na Colômbia, governada pela esquerda, o cultivo de coca disparou e colocou o país na mira dos EUA.

Opinião da Gazeta

As falácias pró-aborto de Barroso. Luís Roberto Barroso usou suas últimas horas como membro do STF para promover um espetáculo deprimente.  Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Tanto falta a Barroso coragem para encarar de frente a natureza do aborto provocado que ele foge do tema dizendo que “a discussão real não está em ser contra ou a favor do aborto”. Será mesmo tão irrelevante assim discutir se é bom ou mau, certo ou errado que uma mãe elimine seu filho voluntariamente?

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Pedido a Moraes. PF pede nova investigação e acusa Filipe Martins de simular entrada nos EUA

Caso Flávia Magalhães. Brasileira americana censurada por Moraes quer punição de mais 4 ministros do STF nos EUA

Liberdade econômica. As ações dos governos que evidenciam o empreendedor e reduzem o poder da caneta pública

Horários e veículos limitados. Ponte da Integração abrirá apenas para caminhões vazios em operação gradual

Colunas e artigos

A cegueira dos brasileiros e suas consequências. Por décadas, brasileiros fecharam os olhos diante da politização da cultura. Artigo de Natália Cruz Sulman mostra como isso fez com que pequenos problemas se tornassem grandes.

Polzonoff fala do embate entre Chiquini e Figueiredo, e alerta: imagine essas pessoas com poder.

Paulo Briguet mostra como Frei Chico e Frei Gilson colocam o Brasil entre dois destinos.

Para inspirar e alegrar

O 14-bis nas palavras de seu criador. Há 119 anos, o brasileiro Santos Dumont se tornou a primeira pessoa a decolar e pousar um avião motorizado, o 14-bis. Aqui você confere um relato dele sobre esse feito histórico.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.